Etapas regionais de Dianópolis e Gurupi divulgam os vencedores das modalidades individuais do JETS

Etapas regionais de Dianópolis e Gurupi divulgam os vencedores das modalidades individuais. Campeões das fases regionais se classificam para as finais na etapa estadual, que será realizada de 20 a 30 de junho, em Araguaína.

Promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) estão realizando nesta semana as etapas regionais de Dianópolis e Gurupi. Nesta quarta-feira, 10, foram divulgados os vencedores das competições individuais nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, disputadas nessa terça-feira, 9. Os boletins com as classificações estão disponíveis no link:  https://www.to.gov.br/seduc/2023/1ecyv61uedt2.

A cerimônia de abertura da Etapa Regional de Dianópolis, realizada nessa terça-feira, no Estádio Municipal Dr. Magalhães, contou com a presença do secretário Executivo da Seduc, Edinho Fernandes, o prefeito no município, José Salomão, vereadores e autoridades, a diretora da Diretoria Regional de Educação (DRE) Dianópolis, Edna Vieira de Jesus, diretores escolares, professores e comunidade em geral.  

Para o secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, o incentivo ao desporto escolar revela talentos e promove a integração e o desenvolvimento dos estudantes. “O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz que existe”, enfatizou.

Em Gurupi, participam dos JETs cerca de mil alunos atletas de 15 municípios da região sul do Estado. Já de Dianópolis, competem cerca de 540 alunos, de 20 unidades escolares públicas e privadas dos oito municípios da regional.

A unidade escolar, com o maior número de vencedores nas modalidades individuais, da DRE de Gurupi, foi a Escola Estadual Porto do Rio Maranhão, de São Salvador, com 18 medalhas, entre ouro, prata e bronze, nas duas categorias, 12 a 14 e 15 a 17 anos, como o atleta Lucas Aguiar, 1° lugar nos 3.000 metros.  Já em Dianópolis, a classificação dos vencedores ficou distribuída entre as 20 unidades.

Para a diretora da Escola Estadual Deoclides Muniz, de Almas, Rosângela Passos de Oliveira, “os JETs são um momento importante para os estudantes, pois contribui com o desenvolvimento físico, mental e emocional dos estudantes. Alguns ficam ansiosos, cheios de expectativas. Eu vejo como um momento de crescimento, onde eles aprendem a ganhar e a perder, e a gente acaba vendo a capacidade que eles desenvolvem de entender o ser humano na sua integridade física e psíquica”.

Para o professor do Colégio João d’Abreu, de Dianópolis, Rogério Borges dos Santos, “os JETs não são apenas jogos, vai muito além da competição. Vejo vários estudantes que iniciaram no JETs, hoje são ex-atletas destacando-se como empresários e muitos outros exercendo funções na área. Isso é gratificante, e quando vejo alguns deles se destacando como atleta, o presente é maior”.

Os vencedores já estão classificados para a etapa estadual, que será realizada em Araguaína, de 20 a 30 de junho. Na Etapa Estadual, serão definidos os campeões que irão representar o Tocantins nas competições nacionais.

Os Jets e Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) são promovidos pela Seduc,  com o apoio das prefeituras municipais, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins, propondo um processo diferenciado da educação por meio do esporte.

Crédito: Marcio Vieira / Lenna Borges / Governo do Tocantins