Unidades escolares disputam o Campeonato Estadual Escolar de Futebol Feminino em Araguaína

Unidades escolares disputam o Campeonato Estadual Escolar de Futebol Feminino em Araguaína. A competição começa nesta secxta-feira dia 10 e prosseguirá até domingo, 12; o torneio também valerá como seletiva para o Campeonato Brasileiro de Futebol Escolar Feminino que será realizado em Palmas ainda neste primeiro semestre.

Foi dada a largada para o protagonismo do futebol escolar feminino tocantinense em 2023. A partir desta sexta-feira, 10, até domingo, 12, será realizado o Campeonato Estadual Escolar de Futebol Feminino 2023, no Estádio de Futebol Mirandão, em Araguaína. O evento será seletivo para o Campeonato Brasileiro de Futebol Escolar Feminino, que será realizado em Palmas, pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no período de 23 a 30 de abril de 2023,

Três unidades escolares da rede estadual de ensino se inscreveram e vão disputar as duas vagas para o Brasileiro, são elas: Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína; Colégio Estadual São José, de Palmas; e a Escola Estadual Anaídes Brito Miranda, de Santa Fé do Araguaia. O sistema de disputa será triangular (todos contra todos) e a equipe com maior número de pontos será declarada a campeã. As duas melhores equipes da competição serão as representantes do Tocantins no Brasileiro em abril.

O presidente da Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), Lécio Guimarães, explicou que apenas três equipes se inscreveram para o evento, pois o futebol feminino ainda está em processo embrionário, de crescimento ainda. “Está quebrando muitas barreiras e o campeonato sendo realizado aqui pode impulsionar, quebrar paradigmas e preconceitos. Essa competição vai ser um divisor de águas para as meninas”, frisou.

A estudante Hemylly Gama, 17 anos, do Colégio Estadual São José, de Palmas, disse que joga há um bom tempo e que participou, desde o início, na composição do time.  “Cada uma foi chamando a outra, convidando e a gente formou esse time. O diretor da escola abraçou a ideia e o Palmas [Futebol clube] cedeu o campo para o nosso treinamento. Vamos participar e estamos confiantes na vitória”.

O técnico do São José, Rodrigo Dias Macedo, explicou que o treinamento está intenso, e que as estudantes/atletas estão treinando forte para a competição. “Eu acho muito importante trazer este campeonato brasileiro pra cá, para dar visibilidade e fortalecer o laço do esporte com a escola, com a educação e com os jovens”, completou.

O professor e técnico da equipe do Guilherme Dourado, Paulo Sérgio Benedito, reforçou o apoio da equipe Seduc, dos gestores, do secretário Fábio Vaz e do secretário executivo Edinho Fernandes na realização do campeonato. ‘Um projeto dessa magnitude tem que ter apoio, pois é muito importante para as estudantes que vão realizar o sonho de jogar futebol, quem sabe de serem jogadoras de futebol profissional. E a gente está procurando fazer nosso trabalho e ajudá-las a realizar esse sonho”.

Programação

A programação da seletiva terá início com a realização do Congresso Técnico, nesta quinta-feira, às 20 horas, de forma on-line. O link será disponibilizado para os representantes das equipes e demais interessados em participar.

E na sexta-feira, 10, às 20 horas, será realizada a primeira partida (Jogo 01), entre as equipes da Escola Estadual Anaídes Brito Miranda e do Colégio Estadual São José. No sábado, às 17 horas, a disputa do Jogo 02, do Colégio Estadual Guilherme Dourado contra Escola Estadual Anaídes Brito Miranda, e no domingo, 12, às 9 horas, equipe do Colégio Estadual Guilherme Dourado disputa os pontos contra a equipe do Estadual São José, do Jogo 03, encerrando a competição, conforme tabela abaixo.

O Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino será realizado em Palmas, de 23 a 30 de abril deste ano. Serão mais de 700 pessoas, cerca de 500 alunas/atletas, técnicos e chefes de delegação dos 26 estados e do Distrito Federal. A disputa é classificatória para o Campeonato Mundial Escolar, a ser realizado em julho, no Marrocos.

FONTE: Lenna Borges / Governo do Tocantins