Definidos os representantes de mais três Regionais no III Dança Tocantins das Escolas Estaduais

Definidos os representantes de mais três Regionais no III Dança Tocantins das Escolas Estaduais. Estudantes das 13 Superintendências Regionais de Educação irão disputar o título estadual, no mês de agosto, na cidade de Pedro Afonso.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou na última sexta-feira, 14, os estudantes que irão representar as Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Guaraí, Gurupi e Porto Nacional, no Dança Tocantins das Escolas Estaduais. Os vencedores da fase regional foram escolhidos por meio de votação popular on-line, em duelos entre 2 ou 3 escolas da SRE, realizados no Instagram oficial do Dança Tocantins, com duração de 24 horas.

O projeto contempla três categorias: solo, grupo (dois a quatro participantes) e estudantes com deficiência/Transtorno de Espectro Autista (TEA)/doenças raras (dois a quatro participantes).

Os primeiros colocados de cada categoria das 13 SREs avançam para a etapa estadual, que ocorrerá presencialmente em Pedro Afonso, no dia 20 de agosto.

Iniciativa do Governo do Estado, o Dança Tocantins está em sua 3ª edição e tem por objetivo incentivar a prática da dança, possibilitando aos estudantes novas formas de expressão e comunicação, além de contribuir para o processo de ensino aprendizagem, promovendo o resgate dos projetos artísticos estudantis e o fortalecimento socioemocional na juventude.

Guaraí

Da Regional de Guaraí, na categoria solo, o estudante Luiz Fernando Araújo do Nascimento, do Centro de Ensino Médio (CEM) Oquerlina Torres, foi selecionado com 1.264 votos. Já na categoria grupo, o Movi Dança sem Limite, do Colégio Militar do Estado do Tocantins (CMTO) Ary Ribeiro Valadão, de Colmeia, conquistou a vaga na fase estadual, com 1.010 votos.

A estudante Vitória Karolliny dos Santos, integrante da equipe, falou sobre as expectativas. “Estou muito feliz por nossa participação no Dança. Foi uma experiência boa e desafiadora, porque tivemos que pedir votos nas redes sociais. Estamos confiantes que ganharemos o primeiro lugar”, frisou. 

Gurupi

Os estudantes do Colégio Militar Presidente Costa e Silva venceram os duelos solo e em grupo e vão representar a Regional de Gurupi na final estadual nas duas categorias.

Helena Costa Alves foi a melhor colocada na categoria solo, após conquistar 922 votos. Sarah Santos, uma das representantes do grupo, falou da emoção de ser selecionada. “Sou uma participante do grupo dança CMTO que está representado o colégio no Dança Tocantins. É muito gratificante para mim e minhas colegas”, relatou.

Para o diretor da unidade de ensino, Tiago do Nascimento, o resultado da participação é muito significativo para a comunidade escolar. “O empenho foi muito importante para o grupo se aprimorar, além da mobilização de toda a escola para a votação. Disputamos com escolas grandes, mas conseguimos a vitória e entendemos que estamos unidos neste propósito para mostrar o que temos de melhor”, destacou.

Porto Nacional

Na regional de Porto Nacional, na categoria Estudantes com Deficiência/TEA/doenças raras, foram vencedores os estudantes Deiliane Rodrigues Fraga, Josimar Marques Melo e Nívea Pereira Cardoso, da Escola Especial Tia Coraci de Sena Fernandes, de Natividade, com 721 votos. A unidade de ensino funciona na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Deliane Rodrigues Fraga falou sobre sua paixão pela dança. “Estou muito feliz porque o Dança Tocantins é alegria para todo mundo. Eu gosto de sambar e dançar com os meus colegas”, frisou.

Na categoria grupo, Allan Coelho Negre, Enzo Silva Melo, Iorraly Gabrielle Vieira dos Santos e Sara Reis Sousa venceram com 1.880 votos. Eles são estudantes da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Mestra Bela, de Porto Nacional. Já na categoria solo, a campeã foi Kallyne Rodrigues, do Colégio Militar Custódia da Silva Pedreira, de Porto Nacional, com 908 votos.

Fonte: Seduc / Anne Deise Lopes / Governo do Tocantins