Projeto de Karatê desenvolvido pelo Governo do Tocantins promove a inclusão e o desenvolvimento de crianças e jovens da região sul de Palmas. Atividades da Escolinha de Karatê Formando Campeões são desenvolvidas para estudantes de 5 a 17 anos da rede pública de ensino.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), desenvolve a Escolinha de Karatê Formando Campeões. O projeto vem mudando a realidade de mais de 80 crianças no Jardim Taquari, na região sul de Palmas.
A costureira Lucivania Rodrigues tem três filhos no projeto: o Pedro Miguel, 7, a Louise Gabriele, 10, e o Francisco Eduardo, 12, e reforça que o apoio da família é essencial para o desenvolvimento dos seus filhos. “É muito importante esse aprendizado para as crianças. A gente incentiva muito na nossa família a prática do esporte. Estamos sempre juntos. E eu só tenho a agradecer essa oportunidade proporcionada pelo projeto”, disse.
A assistente geral, Mariana Pereira, comemora a evolução da filha Ysadora Pereira, de apenas 6 anos. “Eu como mãe estou muito orgulhosa da Ysadora como karateca. Essas aulas são muito eficientes para a coordenação motora e no desenvolvimento dela. Ela já aprendeu muita coisa e tem muita habilidade agora”, explicou.
Mais do que um projeto de iniciação esportiva, a Escolinha de Karatê Formando Campeões, tem como missão, educar as crianças e jovens por meio do esporte. “A disciplina é a base do karatê. Sempre reforçamos com os alunos que lá fora eles precisam ter também a disciplina e a educação que aprendem no tatame. Eles também precisam ter boas notas na escola, respeitar os pais e professores”, destacou o professor Gustavo Souza.
A Escolinha de Karatê Formando Campeões, tem como objetivos, aumentar a oferta de oportunidades de acesso à prática esportiva em suas diversas manifestações. Por meio de ações planejadas e inclusivas, o projeto é voltado para o desenvolvimento integral da sociedade, o que permitirá a evolução das potencialidades de lazer, e da valorização da cultura esportiva de forma autônoma e participativa no âmbito social.
O projeto é desenvolvido para crianças e jovens de 5 a 17 anos da rede pública de ensino e conta com a parceria da Federação de Karatê do Tocantins (Fekto). As aulas são realizadas na Arse 95 (912 sul) e no setor Lago Norte, em Palmas. As informações podem ser consultadas pelo telefone (63) 9 9228-7758.
Fonte: Taianne Moreira / Emerson Silva / Governo do Tocantins