JETs 2023: Regional de Palmas encerra as competições neste sábado, 20 de maio

JETs 2023: Regional de Palmas encerra as competições neste sábado, 20 de maio. Regional de Paraíso do Tocantins encerra nesta sexta-feira, 19, com as finais da modalidade Futsal Masculino e Feminino.

As Etapas Regionais da 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), na região central, das Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Palmas e Paraíso do Tocantins encerram as competições nas modalidades coletivas nesta sexta e sábado, 19 e 20. As competições das modalidades individuais, Atletismo, Xadrez e Tênis de Mesa foram realizadas na segunda-feira, 15.  Os resultados finais podem ser conferidos no site da Seduc no link https://www.to.gov.br/seduc/resultados-das-etapas-regionais/585o91hrhwx2.   

Neste sábado, em Palmas, as finais começam a partir das 8 horas, com as disputas dos primeiros lugares do Basquete Masculino (12 a 14 e 15 a 17 anos). Também às 8 horas, disputa do Voleibol Masculino e, às 11 horas, do Voleibol Feminino (15 a 17 anos) no Colégio Estadual São José. No período da tarde, às 14 horas, no Ginásio do Colégio Militar do Tocantins Antonio Maya, a disputa do Futsal Masculino (15 a 17 anos) encerra as competições na Capital.

Na quinta-feira foram realizadas as finais de Futsal Feminino, na categoria 15 a 17 anos. O primeiro lugar foi conquistado pela Escola Estadual Profª Maria dos Reis Barros, na categoria 12 a 14 anos, a unidade escolar campeã foi a Escola Municipal Darcy Ribeiro. No Basquete Feminino, categoria 12 a 14 anos, primeiro lugar para a Escola Municipal Anne Frank e na categoria 15 a 17 anos, Colégio Estadual Raquel de Queiroz.

O Colégio Estadual Raquel de Queiroz também conquistou o primeiro lugar no Handebol Feminino e no Masculino (15 a 17 anos), na categoria 12 a 14 anos, a medalha de ouro ficou com o Cemil – Escola de Tempo Integral Margarida Lemos. Nas finais do Voleibol Feminino e Futsal Masculino, nas categorias 12 a 14 anos, foram consagrados vencedores o Colégio Uperim e Escola Estadual Profª Maria dos Reis Barros, respectivamente.

O atleta Isaque Emanuel Ferreira dos Santos, 16 anos, estudante do Colégio Estadual de Tempo Integral Raquel de Queiroz, campeão da etapa regional de Palmas, no handebol masculino, categoria de 15 a 17 anos, falou em nome da equipe que representará a cidade na Etapa Estadual. “Foi uma alegria enorme ganhar esta medalha e assim ter a oportunidade de representar nossa escola e nossa cidade na estadual em Araguaína. Estamos focados, nós nos preparamos com muito treino, então nossa expectativa é vencer também a etapa estadual”.

Para a estudante do Cemil Margarida Lemos, Kaillanny Ferreira, a medalha de ouro no handebol feminino, categoria 12 a 14 anos, foi uma emoção muito grande. “Estou muito feliz e orgulhosa pelo primeiro lugar da minha equipe, emocionada por representar nossa escola nos JETs”.

Os vencedores das regionais são classificados para a etapa estadual, que será realizada em Araguaína, no período de 20 a 30 de junho, quando serão definidos os campeões que irão representar o Tocantins nas competições nacionais.

 Os JETs são promovidos pela Seduc, com o apoio das prefeituras municipais, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins, propondo um processo diferenciado da educação por meio do esporte  

As disputas da etapa regional dos JETs de Paraíso do Tocantins começaram na segunda-feira, 15, com a participação de mais de 800 estudantes atletas. Com exceção do Futsal, todas as outras modalidades já foram definidas. Na categoria de 15 a 17 anos, o Colégio Estadual Professor José Nezio Ramos, de Paraíso do Tocantins, foi campeão no Handebol Masculino. O Colégio Estadual de Cristalândia venceu no Voleibol Masculino, e o Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins, ficou em primeiro lugar no Voleibol Feminino.

Já na categoria de 12 a 14 anos, os vencedores foram: Colégio Militar do Estado do Tocantins – Diaconizio Bezerra, de Paraíso do Tocantins, no Handebol Masculino; e Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins, no Handebol Feminino; Escola Estadual de Tempo Integral Regina S. Campos, de Nova Rosalândia, no Voleibol Masculino; e Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins, no Voleibol Feminino.

As decisões do futsal, nas duas categorias, serão definidas nesta sexta-feira, 19. Já as disputas das modalidades individuais ocorreram na segunda-feira, 15.

Créditos: Mari Rios / Lenna Borges / Governo do Tocantins