Governador Wanderlei Barbosa recebe embaixador do IX Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino, disputado no Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa recebe embaixador do IX Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino, disputado no Tocantins. Ex-jogador do Fluminense, Washington, o Coração Valente do tricolor carioca, agradeceu ao governador por apoiar o esporte escolar.

O governador Wanderlei Barbosa recebeu nesta segunda-feira, 24, o ex-jogador de futebol Washington Stecanela Cerqueira, mais conhecido como Coração Valente do Fluminense. O craque é Embaixador do 9º Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino, sediado no Estado do Tocantins. O encontro aconteceu no gabinete do Governador, no Palácio Araguaia.

“O Washington é um grande ídolo, jogou pelo Fluminense, time do meu coração, também do meu filho e minha nora, e fico feliz em recebê-lo. Fico contente também que o Tocantins esteja sediando e dando estrutura para acolher uma competição importante, de nível nacional. Queremos melhorar a estrutura esportiva de nosso Estado para receber competições estudantis e profissionais”, enfatizou o Governador.

Apesar do tom descontraído da visita, Washington esteve com o chefe do Executivo com a missão de apresentar oficialmente o 9º Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino deste ano. Os jogos estão sendo realizados em Palmas entre os dias 24 e 29 de abril. O embaixador da competição agradeceu ao Governador pelo apoio do Governo do Tocantins ao esporte. “Quero parabenizar o Governador por receber os jogos da CBDE [Confederação Brasileira do Desporto Escolar] e por apoiar o futebol feminino que cresce tanto no esporte brasileiro. Também fico feliz de poder entregar esse presente – nosso manto sagrado do Fluminense, Campeão Carioca, que eu pude vestir com tanta honra”, disse o ex-futebolista.

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, também esteve no encontro e entregou ao Governador uma placa de homenagem por seus esforços em prol do desporto escolar. “O Governo do Tocantins, por meio do governador Wanderlei Barbosa, está dando uma lição de comprometimento com o desenvolvimento do esporte nacional. É na escola que está a juventude, e nós precisamos, cada vez mais, investir na educação e no esporte. Parabéns, Governador, não é a CBDE que agradece, mas o Brasil”, disse.

Mais de 500 estudantes-atletas de todos os estados e do Distrito Federal estão em Palmas para a maior disputa estudantil de futebol feminino. Os jogos tiveram início nesta segunda-feira, 24. Por ser o anfitrião, o Tocantins tem duas equipes na partida, que estrearam na competição com vitória. As meninas do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, venceram o E.M Dep. Djalma Marinho, do Rio Grande do Norte (RN), por 2 a 0; já as atletas do Colégio Estadual São José, de Palmas, derrotaram o Colégio Militar Dom Pedro II, do Acre (AC) por 4 a 2.

Ao todo, 28 equipes disputam o título de campeã brasileira escolar de futebol feminino – classificatório para o Mundial Escolar de Futebol, que será realizado na cidade de Rabat, no Marrocos, em julho. 

A realização do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino é da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), e conta com apoio do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Educação e Juventude do Estado do Tocantins (Seduc) e Secretaria de Esportes e Juventude (Sejuv). 

“O esporte dentro da escola é extremamente importante, pois a educação se faz buscando mecanismos que atraem a atenção do estudante para inseri-los, por exemplo, nesse meio sadio que é o esporte. Receber a CBDE é uma satisfação muito grande. O Tocantins passa a ter visibilidade nacional, principalmente oportunizando a nossos estudantes-atletas a participação em uma competição tão importante, além de estimular outros alunos a ingressar nos esportes”, destacou o secretário de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz.

A abertura oficial do campeonato ocorre nesta segunda-feira, 24, às 19h30, no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya. O encerramento do evento vai ser no sábado, 29, no Estádio Nilton Santos.

Fonte: Esequias Araújo / Governo do Tocantins