Unidade escolar de Wanderlância envolve estudantes em projeto de limpeza de rio e plantio de mudas para reposição da mata ciliar

Unidade escolar de Wanderlância envolve estudantes em projeto de limpeza de rio e plantio de mudas para reposição da mata ciliar. Projeto do Colégio Estadual José Luiz Siqueira trabalha a importância da consciência ambiental no ambiente escolar.

Para estimular os estudantes a se tornarem mais participativos na defesa do meio ambiente, o Colégio Estadual José Luiz Siqueira, de Wanderlândia, tem adotado diversas estratégias para demonstrar a importância da consciência ambiental no ambiente escolar. Neste semestre, a unidade de ensino promoveu mais uma ação do projeto com a limpeza do Rio Santo Estêvão e plantio de mudas.

Segundo a professora de geografia, Symone Campos, responsável pela execução do projeto, todo ano é realizada a limpeza do rio no perímetro urbano, além do plantio de mudas para reposição da mata ciliar, com uma média de 10 a 15 mudas por ano. As atividades são realizadas com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Wanderlândia.

Desenvolvido há 19 anos pela unidade de ensino, o projeto conta com diversas atividades pedagógicas práticas: palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade, aulas explicativas e expositivas sobre fontes de energia renováveis.

“É um projeto que trabalha o desenvolvimento sustentável com os alunos do ensino médio. É de suma importância para os jovens vivenciarem essa ação e eles adoram participar, até cobram a garantia dessa ação. É algo que surte efeito na sociedade porque os nossos alunos conscientizam os pais, amigos e vizinhos. Que a comunidade tenha um olhar voltado para a importância desse rio para as nossas vidas, e seja ativa no processo de resgate do nosso meio ambiente. É um projeto muito importante para a escola e para todo o município”, destacou a professora Symone Campos.

A estudante Monalisa Parreira ficou impressionada com a poluição no rio. “Foi muito triste ver a grande quantidade de lixo que retiramos de dentro do rio e também da margem”, frisou. Ezequiel Lopes destacou a importância dos esforços de toda a comunidade escolar. “Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho, de ajudar a nossa população com essa ação de preservação do meio ambiente. É muito importante levar esse conhecimento para toda a comunidade”, ressaltou.

Fonte: Divulgação Seduc / Alcione Luz / Governo do Tocantins