Mais de 200 estudantes irão representar o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros 2022 no Rio de Janeiro 

Mais de 200 estudantes-atletas irão representar o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros 2022 no Rio de Janeiro. Estudantes irão embarcar no próximo dia 1º de novembro para o Rio de Janeiro; as competições encerram no dia 15

Depois das etapas regionais e estadual da 31ª edição dos Jogos Escolares do Tocantins (JETS), mais de 200 estudantes-atletas e comissão técnica irão embarcar a partir do próximo dia 1º de novembro para a “cidade maravilhosa”, Rio de Janeiro (RJ), onde representarão o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2022. As competições encerram no dia 15 de novembro e acontecerão em várias localidades da Capital carioca, nos palcos Olímpicos de 2016. 

A etapa estadual dos Jogos Escolares do Tocantins (Jets), classificatória para os JEB’s, que aconteceu em outubro, em Palmas, envolveu cerca de 1.200 atletas, de 136 escolas, divididas entre unidades de ensino das redes municipais, estadual e particulares do Tocantins. Os atletas e comissão técnica tiveram apoio logístico durante todos os eventos das etapas regional e estadual pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Esse é um momento único para nossos estudantes. Uma oportunidade de troca de conhecimento e experiências entre alunos e atletas de diferentes regiões do País. O Governo do Tocantins incentiva o intercâmbio entre a educação e o esporte, prova disso, são os Jets, os Parajets e o programa Esporte na Escola, em que os estudantes têm a oportunidade de praticar atividades diversificadas no contraturno das aulas. E estaremos na torcida pelos nossos estudantes nesta etapa nacional, que possamos ter medalhistas e resultados positivos, pois os nossos alunos já mostraram, por meio dos Jets, que têm muito potencial”, pontuou o titular da Seduc, Fábio Vaz.

Nos JEB’s 2021, a delegação tocantinense contou com 259 integrantes, entre atletas e comissão técnica, conquistando um total de 13 medalhas. Este ano, serão 210 atletas e 50 técnicos que irão participar dos jogos, divididos em 16 modalidades: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Natação (masculino e feminino), Tênis de mesa, Taekwondo, Karatê, Vôlei de Praia, Xadrez, Ginástica Rítmica, Basquete, Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino) e Voleibol (masculino e feminino) e Wrestling. 

O presidente do comitê organizador estadual dos Jets, Leonardo Bernardes, destacou que os estudantes-atletas estão preparados para a etapa nacional. “A etapa estadual foi emocionante, reunimos representantes de todas as Regionais de Educação do Estado. E os nossos alunos estão devidamente capacitados, tanto nas modalidades individuais, como nas coletivas. Portanto, no Rio de Janeiro aguardem dos nossos estudantes muita técnica e determinação para vencer, e acima de tudo vontade de competir”, reforçou Leonardo Bernardes.

Expectativa

A estudante-atleta Maria Luiza Lucena Alves, de 12 anos, do Colégio Militar do Estado do Tocantins Presidente Costa e Silva, de Gurupi, foi uma das vencedoras da etapa estadual e representará o Tocantins na natação, 50 metros peito, e diz que a expectativa está alta para a etapa nacional.  “Minha vida mudou muito depois que comecei na natação, foi incrível, pois me fortaleci e aprendi várias lições. Sei que ganhar é bom, mas percebi que o importante mesmo é competir. Agora estou confiante e ansiosa para a etapa nacional”, disse a estudante durante a disputa dos Jets.  

O mesmo sentimento foi compartilhado pela estudante Yasmin Sibakadi Xerente, do Centro Educacional Frei Antônio, de Tocantínia, que junto com seu time venceu o futsal feminino, no estadual, e agora participará dos JEB’s. “Chegar até aqui foi muito difícil, mas nos preparamos muito para essa etapa nacional. Iremos representar a nossa escola, a nossa aldeia indígena e o nosso Estado”, confirmou a estudante. 

JEB’S

Os estudantes-atletas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal irão participar dos Jogos Escolares Brasileiros, realizados anualmente. O evento é um esforço conjunto entre a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e o Governo do Brasil, através da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania.

Além do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, a competição também ocorre na Universidade da Força Aérea (UNIFA), e no Complexo Esportivo de Deodoro, bairro localizado na Zona Norte carioca. A entrada nos locais de disputas é franca, todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros serão, também, transmitidas ao vivo, pelo canal da CBDE, no Youtube. 

Em 2021, foram 5.114 estudantes-atletas que disputaram os JEB’s, já nessa edição a quantidade é ainda superior, um total de 5.646 atletas, entre 12 e 14 anos.

O evento será uma seletiva para o campeonato sul-americano, realizado no fim de 2022, no Brasil. 

Embarques

As delegações iniciam os embarques nesta terça-feira, 1º, com saída do aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas. As últimas delegações a saírem da Capital são as de Wrestling e Ginástica Rítmica, na quarta-feira, 09.

Dia 1º de novembro 
03h35 – Judô e Karatê
11h15 – Futsal, Vôlei de Praia e Xadrez
18h30 – Basquetebol e Taekwondo.

Dia 05  – Tênis de mesa

Dia 08 – Atletismo, Badminton, Ciclismo, Natação, Handebol e Voleibol (masculino e feminino)

Dia 09 – Wrestling e Ginástica Rítmica

Fonte: Assessoria JEB´s / Elvio Marques / Governo do Tocantins

Para comprar, acesse nosso link de anúncios: https://shope.ee/6AAEtHwIim