A XX edição da Meia Maratona do Tocantins reuniu no último dia 5 de dezembro em Palmas Capital do Estado um grande número de atletas de todo o pais, a tradicional corrida de rua contou com a participação de aproximadamente 600 atletas e acabou se tornando em uma grande festa do esporte tocantinense com participação em massa de corredores de todas as idades.
O evento realizado pelo Governo do Estado do Tocantins já virou tradição, sendo reconhecida no cenário nacional e passou a fazer parte do calendário de competições da maioria dos atletas dos Estados vizinhos. Neste ano, com provas de 21 km, 10 km e 5 km, uma forma de contemplar atletas nas mais diversas categorias, proporcionando através da prática esportiva a socialização e inclusão social entre atletas, estudantes e populares.
Realizada pelo Governo do Estado do Tocantins através da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes -Seduc, o Secretário Executivo da Seduc, Fábio Vaz pontuou que a prova incentiva a interação social, promovendo qualidade de vida. “O Governo do Estado investe todos os anos nessa tradicional corrida de rua e é uma honra receber atletas de diversos lugares para não só competir, mas para interagir e contribuir para a promoção desta ação que valoriza o Atletismo e incentiva a promoção de qualidade de vida aos tocantinenses”, ponderou.
Neste ano, a campeã feminina da prova de 21 km foi Aline Prudêncio de 29 anos da cidade de Fortaleza no Ceará, ela destacou como o Atletismo salvou sua vida. “Essa é minha primeira vez nessa competição do Tocantins, mas eu sou atleta profissional de alto rendimento há cinco anos, participo de um projeto social chamado Força Falcão, que me tirou das ruas e fico feliz de poder representá-lo e vencer a prova me traz um sentimento de gratidão”, pontuou.
Já o campeão masculino da prova de 21 km foi Gustavo Barros de Goiânia no Estado de Goiás “Estou no Atletismo há 10 anos e só aqui na Meia Maratona do Tocantins já participei 3 vezes, sempre com o desejo de vencer. Em 2019 fiquei em 3º lugar e agora consegui atingir minha meta”, frisou.
FONTE: Guilherme Gandara / Mari Rios / Secom / Seduc / Governo do Tocantins