As conquistas de lutador que hoje reside no Tocantins o fez referência do esporte nos últimos anos.

As conquistas do lutador Cássio Barão que hoje reside no Tocantins o fez uma referência do esporte nos últimos anos nas modalidades Muay thai e Jiu Jitsu se mantendo no topo da categoria 57 kg durante um longo período, o feito tornou Cássio Barão em um dos grandes atletas da modalidade no Brasil.

Filho de empregado doméstica Cássio Barão nasceu em 03 de Setembro de 1995 e foi criado na comunidade Jaguarí em Santana de Parnaíba no Estado de São Paulo. O fato de ser diagnosticado com hiperatividade e de ter que ficar sozinho em casa com sua irmã a mercê dos perigos do bairro enquanto sua mãe trabalhava os levaram a entrar para a Associação Amigos do Bairro Jaguarí que oferecia aulas de artes maciais para as crianças da comunidade e foi então que Cássio Barão despertou sua paixão pelo esporte ainda no ano de 2001. 

A paixão de Cássio Barão pela prática do esporte levou o jovem atleta a se empenhar, traçar metas e buscar realizar sonhos através da luta, desde então não mediu esforços nos treinamentos nas modalidades jiu Jitsu,  boxe e Muay thai , anos depois Cássio viu seu sonho transformado em realidade e foi ainda mais além, ele se tornou o melhor atleta do Brasil mantendo se no topo do ranking entre os anos de 2006 à  2017 como melhor atleta do Brasil na categoria 57 kg.

Cássio Barão passou a ser um colecionador de títulos, já acumula 117 lutas de Muay thai,  16 lutas de MMA,  sendo 10 vezes campeão paulista de Jiu Jitsu , 6 vezes campeão internacional, 3 vezes campeão brasileiro CBJJ, 3 vezes campeão brasileiro IBFJJ, 3 vezes campeão Mundial CBJJ, 3 vezes campeão Mundial IBFJJ, entre outros feitos que lhe garante o status de atleta referência da modalidade e hoje representa o esporte no Tocantins. 

Cássio começou a trabalhar muito cedo ainda como menor aprendiz e passou a dar aulas de artes marciais para crianças na mesma associação que o acolheu quando começou, em 2016 se tornou presidente da Associação Amigos do Bairro Jaguari onde revolucionou a comunidade tirando centenas de crianças e adolescentes do mundo das drogas com treinamentos e participação em competições por todo o Brasil. Em sua gestão a associação tinha diversas modalidades e cursos profissionalizantes direcionado a mães e pais para poderem obter renda dentro da própria comunidade. 

Em 2017 Cássio Barão se tornou vice presidente do projeto Social Força Jovem na comunidade Parque Santana a 24 km de onde morava. Como líder em gestão sempre se destacando e foi considerando por 3 anos consecutivos o melhor Professor de Santana de Parnaíba pela então gestão municipal. Residindo em Palmas Estado do Tocantins a pouco mais de 3 anos, hoje Cássio Barão é dono de academia na Região Sul da Capital onde ministra suas aulas e ainda continua competindo, agora representando as cores tocantinense.

Fonte: Acervo pessoal