Ação conjunta entre Prefeitura, vereador e ex jogador deram vida a projeto de iniciação esportiva em Palmas.

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Palmas através da Prefeita Cinthia Ribeiro, do vereador Major Negreiros e do ex-jogador Eraldo Antônio deram vida ao Projeto de Iniciação Esportiva Esporte é Vida na quadra 1206 Região Sul de Palmas. O projeto que foi criado e é coordenado pelo ex-jogador profissional Eraldo Antônio que defendeu grandes clubes a exemplo do Atlético Mineiro tem o objetivo de promover a prática esportiva com crianças e adolescentes do setor, além de buscar tirar esses personagens das ruas oferecendo a possibilidade de buscarem uma vida saudável através da essência do esporte.

Para o criador do Projeto de Iniciação Esportiva Esporte é Vida Professor Eraldo Antônio o espaço físico para a realização das atividades vinha sendo o seu maior problema onde ministrava os treinamentos em um campo de cascalho na área verde da Quadra 1206 Sul. Sensibilizado com o trabalho do ex-jogador junto as crianças do projeto o vereador Major Negreiros abraçou a causa e buscou junto a Prefeitura o apoio para a revitalização do velho campo de cascalho, do campo de areia e da quadra de esportes do setor onde o Professor poderá ministrar os treinamentos em cada modalidade ensinando a essência do futebol.

Hoje os projetos de iniciação esportiva se tornaram no principal acesso de crianças e adolescentes que não conseguem ingressar em uma escolinha de futebol particular para jogar futebol. Em projetos como esse do Professor Eraldo entre outros muitas crianças saem das ruas, aprendem o sentido de ser um futuro cidadão de bem e buscam no futebol uma possibilidade de poder realizarem o sonho de se tornarem um jogador profissional.

Através de trabalhos como esse do Professor Eraldo Antônio em Palmas as categorias de base do futebol tocantinense já são reconhecidas por grandes clubes do futebol brasileiro como um verdadeiro seleiro de futuros craques, a prova é que o Tocantins tem dezenas representantes nos mais diversos clubes do Brasil. O Projeto Esporte é Vida do Professor Eraldo Antônio entra para o seleto grupo de projetos do Tocantins que trabalham as categorias de base em sua essência e que possuem atletas firmados em um grande clube. Um exemplo mais recente é o jovem craque Maicon Sousa natural da cidade de Colmeia que através do projeto chegou ao Juventude de Caxias do Sul.

E assim os projetos de iniciação esportiva possuem um papel importante na formação de crianças e adolescentes tanto na preparação para o convívio em sociedade no futuro como cidadão quanto na formação como um futuro jogador profissional para aqueles que apresentam potencial e carregam o sonho de chegar a um grande clube, para que as categorias de base continuem em uma crescente nesse processo a importância do apoio do poder público é essencial para o futuro desses pequenos craques.