JETs 2023: encerradas as competições do atletismo e vôlei de praia na categoria 12 a 14 anos

JETs 2023: encerradas as competições do atletismo e vôlei de praia na categoria 12 a 14 anos. Nesta sexta-feira, 11, começaram as modalidades coletivas: handebol, voleibol, basquete e futsal; campeonato encerra no domingo dia 13 de agosto.

As disputas das competições individuais das modalidades, atletismo e vôlei de praia, categoria 12 a 14 anos, dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), que está acontecendo em Araguaína, foram encerradas nessa quinta-feira, 10. Os campeões garantiram uma vaga para representarem o Estado nos campeonatos nacionais.

Nessa sexta-feira, 11, teve início as competições coletivas: basquete, handebol, voleibol e futsal, categoria 12 a 14 anos. As finais e as premiações para os vencedores serão realizadas no domingo, 13, encerrando a 32ª edição dos JETs.

O aluno Otávio da Silva Souza Santana, 14 anos, da Escola Paroquial Cristo Rei, de Tocantinópolis, foi o campeão nas provas de 2.000 e 800 metros. Ele falou sobre a experiência em participar do JETs e que a expectativa para disputar os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs), em novembro é grande. “Aqui em Araguaína foi muito bom, muito emocionante, fiz boas provas e Deus me abençoou pra conseguir duas vitórias. Isso só aconteceu porque eu treinei muito e vou continuar treinando para tentar fazer uma boa prova no nacional e buscar o primeiro lugar, rumo ao mundial”. 

Também de Tocantinópolis, da Escola Estadual Prof José Carneiro de Brito, o aluno Franciel de Jesus Bernardo, foi o campeão na prova de 80 metros. Ele contou que foi sua primeira vez no estadual e que foi experiência nova que vai ajudar muito na sua vida. “De agora em diante eu vou participar muito. Aqui eu consegui dialogar mais com as pessoas, eu aprendi muito por meio do esporte, e  se aqui já foi mágico, lá eu acho que deve ser um paraíso. Vou treinar muito e me esforçar mais”, prometeu. 

É lá de Lizarda, da Escola Estadual Ayrton Senna, a campeã nas provas de 80 e 100 metros, a aluna Gleiciane Caciano da Glória, 13 anos. “Sempre gostei de correr, mas foi na etapa regional, em Miracema [do Tocantins] que participei de uma competição, e também ganhei as duas provas. Agora vou para o nacional, vou treinar muito e com fé em Deus vou ganhar, vou correr muito e ainda vou conhecer o Rio de Janeiro”.

No vôlei de praia, a dupla campeã é do Colégio Militar do Tocantins Custódio da Silva Pereira, de Porto Nacional. A aluna Andressa Moura falou que “a experiência foi muito boa, a gente treinou bastante e conseguimos a vitória. Já a expectativa para o nacional é a que a gente possa se sair bem também, para isso vamos focar e treinar ainda mais”. 

O segundo lugar ficou com o Colégio João de Abreu, de Dianópolis, e o terceiro lugar, equipes de duas unidades escolares, o colégio Estadual Lavandeira, de Lavandeira e Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, de Formoso do Araguaia. 

No masculino, a dupla vencedora é da Escola Arte de Crescer, de Araguatins. A medalha de prata foi para o Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva, de Porto Nacional, e a de bronze para o Colégio Genius, de Gurupi. 

Os resultados dos campeões do atletismo, categoria 12 a 14 anos, e das modalidades já encerradas, bem como as classificações estão disponíveis no link https://www.to.gov.br/seduc/resultados-etapa-estadual/3xhzuo613rc0.

FONTE: Lenna Borges / Governo do Tocantins