O atleta Guilherme Pinheiro deu seus primeiros passos atrás do sonho de se tornar um jogador de futebol em Paraíso do Tocantins aos 5 anos de idade, juntamente com seu irmão Gabriel Pinheiro no projeto Get com o Professor Alaet e no futsal da Escola Presbiteriana.
Sempre apoiado pelos pais que nunca mediram esforços nessa empreitada, Guilherme Pinheiro aos 12 anos veio treinar na Escolinha do 1° Batalhão em Palmas Capital do Tocantins onde seu talento foi ganhando forma de destaque e deu inicio a sua série de conquistas.
Nascido em 2004. o garoto promissor das categorias de base do Tocantins, defendendo as cores do 1° Batalhão, foi Campeão Estadual Sub-13 em 2017, Vice Campeão Estadual Sub-14 em 2018 e Campeão Estadual Sub-15 em 2018.
Neste ano de 2019 foi para o Noroeste de Baurú Estado de São Paulo, onde participou do campeonato paulista de sua categoria, sua performance no torneio despertou o interesse de alguns clubes, entre eles estava o Atlético Mineiro, após um período sendo avaliado na base do Noroeste em Icanga, Guilherme Pinheiro foi para Minas Gerais e passou por mais um período de testes na Cidade do Galo.
Atualmente o atleta está integrado às categorias de base do Atlético Mineiro, onde está alojado e segue treinando na equipe Sub-15 do Clube. Guilherme Pinheiro tem nas mãos a grande chance que um garoto de talento precisa para buscar a realização do sonho de se tornar um jogador profissional e já se tornou um legítimo representante das categorias de base do futebol tocantinense entre os grandes clubes do Brasil.
O Projeto de Iniciação Esportiva do 1° Batalhão em Palmas Capital do Estado do Tocantins se tornou uma referência na formação de jovens talentos e já tem representantes da Escolinha em diversos clubes do futebol brasileiro.