
Prefeitura de Palmas firma parceria para construção e reforma de quadras de areia, no setor Santa Fé. Iniciativa vai ampliar o atendimento a crianças e adolescentes por meio da implantação de nova estrutura esportiva e espaço de convivência, na região sul da Capital.
Com o objetivo de ampliar o acesso ao esporte e fortalecer a inclusão social, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Juventude e Esportes, realizará no setor Santa Fé, sul da Capital, a construção de uma nova quadra de areia e a reforma de outra já existente. Além disso, serão construídos banheiros, vestiários e um espaço de convivência coberto na sede do projeto Cidade Refúgio, localizada na região. A iniciativa foi oficializada por meio de termo de fomento publicado no Diário Oficial do Município do dia 7 de janeiro.
A parceria está formalizada, conforme a Lei nº 13.019/2014, com valor total de R$ 100 mil, oriundos de emenda parlamentar do vereador Rubens Uchôa, e tem como finalidade apoiar a ampliação e a manutenção das atividades esportivas desenvolvidas pelo projeto Cidade Refúgio, que atua há 15 anos em regiões de Palmas com maior vulnerabilidade social.
As novas estruturas garantirão melhores condições para a prática esportiva, atendendo às normas técnicas e de segurança, além de oferecer um ambiente adequado de convivência aos participantes do projeto. Uma das quadras será construída integralmente, enquanto a outra passará por reforma e aprimoramento, assegurando mais qualidade e funcionalidade ao espaço esportivo, sendo localizadas na sede do projeto.
Para o presidente do Cidade Refúgio, Deusimar da Silva, o investimento representa um avanço importante para o trabalho desenvolvido pela entidade. “Hoje atendemos em média 120 crianças e adolescentes e, com a ampliação, poderemos atender 180 pessoas. Isso fará com que a associação possa ampliar a assistência à comunidade”, afirmou.
Além das atividades esportivas, o projeto oferece ações nas áreas de educação, música, com aulas de violão e teclado, teatro, além de serviços de assistência social, apoio psicológico e atendimento jurídico, ampliando o impacto social junto às famílias atendidas.
Inclusão
A secretária municipal de Turismo, Juventude e Esportes, Ana Paula Setti Nogueira, destacou que o termo de fomento fortalece a política pública de inclusão por meio do esporte. “A parceria com o projeto Cidade Refúgio reforça o compromisso da Prefeitura de Palmas em utilizar o esporte como ferramenta de transformação social, garantindo mais oportunidades para crianças e jovens que vivem em áreas de maior vulnerabilidade”, disse.
O secretário-executivo do Esporte, Lécio Guimarães, ressaltou que a iniciativa contribui para a democratização do acesso aos equipamentos esportivos. “Ao investir na construção e reforma de quadras de areia, além da estrutura de apoio, o Município assegura que esses jovens tenham um espaço adequado, seguro e de qualidade para praticar esportes e desenvolver valores como disciplina, convivência e cidadania”, pontuou.
Fonte Bruna Moura / Iara Cruz Secom Palmas
Esporte Ajax Tocantinense, o principal site de notícias esportivas do Tocantins

