Cinco escolas de Ensino Médio da rede estadual estão entre as 20 melhores no Ideb 2023 na região Norte. Unidades de ensino estão localizadas nos municípios de Araguaína, Colinas, Guaraí, Nazaré e Palmeirópolis.
Garantir a aprendizagem adequada e permanência dos estudantes durante todo o Ensino Médio é um dos grandes desafios das redes públicas de ensino brasileiras. No Tocantins, o Governo do Estado tem investido em diversas frentes para assegurar que os estudantes concluam a última etapa da educação básica com sucesso. E os resultados já começaram a ser evidenciados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no dia 14 de agosto pelo Ministério da Educação (MEC).
Com o índice geral de 4,2, no Ensino Médio, a rede estadual do Tocantins se destacou com o 2º lugar do ranking na região Norte e na 10ª colocação nacional. O dado demonstra uma evolução de 5,1% com relação aos resultados do Ideb de 2019.
Dentre as escolas do Norte, o comprometimento das unidades escolares tocantinenses em evoluir no rendimento e na aprovação dos estudantes do Ensino Médio é evidenciado pelas cinco unidades escolares do Tocantins que estão entre os 20 melhores índices, no universo das 1.692 escolas avaliadas. O maior Ideb das escolas tocantinenses foi de 5,5, enquanto o primeiro do Norte foi 6,5 de Roraima.
Com o Ideb de 5,5, o Colégio Militar do Estado do Tocantins (CMTO) Professora Maria Guedes, de Palmeirópolis, teve o maior índice no Tocantins, nesta etapa de ensino: 5,5. A escola, que atende 380 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, também foi destaque nacional com a 21º colocação entre as escolas estaduais.
Para o diretor da escola, o subtenente Helon Inácio da Silva, o Ideb de 5,5 é fruto da dedicação dos estudantes e da equipe escolar. “Esse é o resultado do esforço de todos os servidores em parceria com as famílias, que se juntaram para apoiar e motivar os estudantes. Nosso plano de ação Ideb 2023 incluiu várias estratégias envolvendo as equipes: pedagógica, multiprofissional e disciplinar para juntos garantirmos a frequência, a participação dos nossos estudantes nas avaliações e para que a qualidade no nosso ensino seja cada vez melhor”, destacou.
Superação
O CMTO Dona Anaides Brito Miranda, localizado em Guaraí, também alcançou o índice de 5,5 no Ideb 2023. Para a escola esse resultado representa uma grande superação, pois a unidade sequer teve índice na última edição do Ideb. A unidade, que hoje tem mais de 500 estudantes, chegou a ter apenas 180 matrículas, época em que estava prestes a fechar. “Para a nossa equipe que está aqui desde 2019, é uma vitória imensa. Antes nem tínhamos índice do Ideb e agora estarmos em segundo lugar no Tocantins e entre os melhores do Norte é motivo de muito orgulho pelo trabalho conjunto. Estamos em êxtase e já planejando as ações para que nosso desempenho seja ainda melhor em 2025”, relatou.
Colinas do Tocantins
O CMTO João XXIII, de Colinas do Tocantins, está entre as escolas de destaque da região Norte com Ideb 5,4. A unidade escolar tem mais de 800 estudantes e ficou com o segundo maior índice do estado no Ensino Médio.
“Graças ao empenho, dedicação e trabalho incansável de cada um, conquistamos esse resultado que é reflexo de um compromisso coletivo com a excelência e a formação integral de nossos alunos. O sucesso é de todos nós. Vamos continuar avançando com a mesma determinação, sabendo que a educação é um pilar essencial para o futuro de nossa sociedade”, frisou o diretor da unidade de ensino, sargento Cleiton Oliveira.
Escola do Campo
A Escola Estadual Piaçava, uma unidade do campo, localizada na zona rural de Nazaré, na região do Bico do Papagaio, atingiu o índice de 5,3, em 2023. A unidade escolar atende 117 estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A gestora da unidade de ensino, Rosilda Cardoso Noleto Rocha, conta que a escola está em festa pelo desempenho. “Estamos imensamente felizes. Acredito que isso é reflexo do compromisso da equipe, da dedicação dos nossos estudantes, que são sempre participativos, e também pela proximidade com as famílias”, relatou.
Segundo a diretora, diversas ações foram realizadas ao longo do ano que culminaram no resultado do Ideb, como o clube de leitura e os simulados. “Também foi muito importante para potencializar a aprendizagem: o reforço no contraturno, o desenvolvimento de atividades favorecendo o protagonismo, o trabalho reforçado nas habilidades socioemocionais, além de todo o suporte que recebemos da Secretaria da Educação”, assegurou.
Araguaína
Também entre os destaques da Região Norte, está o Colégio Militar do Estado do Tocantins Dr. José Aluísio da Silva Luz, de Araguaína, que atende 860 estudantes e alcançou o Ideb de 5,3.
“Estamos honrados e radiantes com o esse resultado que é fruto do engajamento de toda a comunidade escolar que não mediu esforços para que tivéssemos uma participação massiva. É uma vitória dos servidores, estudantes e pais. Mesmo radiantes, sabemos que ainda temos muito que evoluir. Queremos que a nossa escola seja a primeira do Tocantins”, relatou o diretor da unidade escolar major José Roberto Carneiro Alves.
O secretário de Estado da Educação enfatizou que as políticas públicas para a Educação Básica do Tocantins buscam a constante evolução da aprendizagem em todas as regiões do Estado.
“Todas as nossas escolas se empenharam para demonstrar como é possível alcançarmos as metas e também superá-las, elevando a qualidade do ensino do Tocantins aos maiores patamares. Com o Ideb+2030, nosso objetivo é que sejamos, nos próximos dois anos, o primeiro estado da região Norte, no Ensino Médio”, ressaltou Fábio Vaz.
Ideb+2030
Para 2025/2026, a meta do Governo do Tocantins é melhorar ainda mais os índices. No Ensino Médio, o objetivo é elevar o Tocantins para o primeiro na região Norte e estar entre os cinco primeiros do país. No Ensino Fundamental – anos iniciais e finais, a projeção é ser o primeiro da região Norte e pontuar entre os dez primeiros do Brasil.
Sobre o Ideb:
Divulgado a cada dois anos, o Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é um importante condutor das políticas públicas em prol da qualidade da educação básica brasileira.
Fonte: SEDUC / Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins