Copa Tocantins de Ginástica Rítmica fortalece a modalidade entre crianças e jovens

Promovida pelo Governo do Estado, Copa Tocantins de Ginástica Rítmica fortalece a modalidade entre crianças e jovens. Competição realizada em Palmas reforça o compromisso da Secretaria dos Esportes e Juventude com o desenvolvimento da iniciação esportiva no Tocantins.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), promoveu nos dias 27 e 28 de novembro, a 2ª edição da Copa Tocantins de Ginástica Rítmica. A programação realizada no ginásio de esporte do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas, fortaleceu a iniciação esportiva, o lazer e a promoção da modalidade entre crianças e jovens.  

O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Juarez Moreira, reforçou o compromisso do Governo do Tocantins com o fortalecimento da modalidade. “O papel de uma secretaria de Estado é mudar o destino das pessoas, dar mais oportunidades e valorizar o nosso esporte. Esse evento é lindo e foi importante ver o empenho das equipes e de todos os envolvidos”, frisou.     

A competição contou com a parceria da Associação de Ginástica Rítmica (AGR) de Palmas. “É uma honra para nós, participarmos desse evento. Quero expressar minha profunda gratidão a Secretaria dos Esportes e Juventude pela realização desse evento, que movimentou o Tocantins, fortaleceu as nossas atletas e valorizou ainda mais a modalidade. Esse encontro não foi apenas uma competição, foi um marco para o crescimento da ginástica rítmica no estado. Que possamos construir oportunidades, inspirar novas gerações e elevar o esporte tocantinense”, declarou a presidente da entidade, Júlia Carvalho. 

A ginasta Pérola Furtado, 11 anos, participou do torneio na modalidade mãos livres. “Para mim, fazer parte desse evento é um orgulho imenso. Eu estava ansiosa pela minha apresentação, mas fiquei muito feliz em poder participar da competição”, declarou a atleta.   

Durante a Copa Tocantins de Ginástica Rítmica, Pérola Furtado contou com o apoio da sua principal incentivadora, a sua mãe, Monica Furtado. “Esse evento foi maravilhoso e serve como inspiração. É muito gratificante ter um evento desse porte na nossa cidade, para a formação das nossas crianças. Aqui elas tiveram alguns ensinamentos como disciplina e respeito, mesmo estando dentro de uma competição”, reforçou Monica.    

Sobre a competição 

Copa Tocantins de Ginástica Rítmica reuniu associações e entidades filiadas à Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). As atletas disputaram nas categorias pré-infantil (10-11 anos), infantil (12-13 anos), juvenil (14-15 anos) e adulto (a partir de 16 anos). A competição reuniu premiações em dinheiro, troféus e medalhas.  

A competição tem como objetivos, promover valores como disciplina, trabalho em equipe, resiliência e autoconfiança. Também visa fortalecer um intercâmbio de experiências para o crescimento da comunidade da ginástica no Tocantins. 

Fonte:  Taianne Moreira / Governo do Tocantins / Secom Palmas

Esporte Ajax Tocantinense, o principal site de notícias esportivas do Tocantins