Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro inédita no Wrestling nos Jebs 2025

Com incentivo do Governo do Tocantins, estudante da rede estadual conquista medalha de ouro inédita no Wrestling nos Jebs 2025. Lara Emanuelle, estudante da Escola Estadual Vale do Sol, garantiu o ouro na categoria até 50 kg série ouro.

Com o incentivo do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a estudante-atleta Lara Emanuelle Vasconcelos da Silva, de 14 anos, da Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas, conquistou uma medalha de ouro inédita para o estado no Wrestling dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) 2025. O feito histórico, alcançado na categoria até 50 kg, série ouro, reforça o compromisso do Governo com a valorização do esporte escolar e o desenvolvimento de novos talentos tocantinenses.

A jovem atleta já vinha se destacando no cenário nacional. Em 2024, durante os Jebs realizados em Recife/PE, Lara conquistou a medalha de prata na mesma categoria e representou o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, disputado na Sérvia, integrando a seleção brasileira da modalidade.

Orgulhosa da conquista, Lara celebrou o resultado com emoção. “Estou muito feliz, foi uma experiência única. Só Deus sabe o esforço que tive para conquistar essa medalha. Em 2024, fiquei com a prata e, agora, depois de muito trabalho, alcançar o ouro é uma sensação inexplicável. Agradeço a todos que me apoiaram”, afirmou.

Tocantins em destaque nas lutas escolares

A medalha conquistada por Lara Emanuelle se soma a outros resultados expressivos da equipe tocantinense nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) 2025. O estado garantiu mais quatro medalhas no Wrestling, com destaque para o desempenho dos estudantes das escolas públicas estaduais. Entre os destaques estão Danyelle Vitória, da Escola Estadual Anita Casimiro, em Gurupi, que conquistou a medalha de bronze no Estilo Livre 58 kg, série prata; Pedro Henrique de Morais, da ETI Anísio Spínola Teixeira, em Palmas, que garantiu bronze no Greco-Romano 62 kg, série bronze; Maria Vitória de Souza, da ETI Caroline Campelo, em Palmas, que conquistou o ouro no Estilo Livre 50 kg, série bronze; e Monalysa Fraga Rocha, da Escola Estadual Nossa Senhora, em Natividade, que também garantiu medalha de bronze no Estilo Livre 66 kg, série bronze.

Para Danyelle Vitória, que conquistou medalha de bronze na série prata, participar do evento é sempre uma vivência marcante. “É o meu terceiro ano nos JEBs e cada edição traz momentos inesquecíveis. O deste ano, sem dúvida, foi conquistar a medalha e ver minha evolução a cada participação”, completou.

Com os resultados no Wrestling, Taekwondo e Karatê, o Tocantins já soma 13 medalhas nas modalidades de combate, distribuídas entre as séries ouro, prata e bronze. Duas delas são ouro na série ouro.

Desempenho escolar e Bolsa Atleta

Além do talento esportivo, os estudantes-atletas tocantinenses precisam manter bom desempenho acadêmico para participar das competições. O técnico da equipe de Wrestling, Dyogo Teles, destaca o equilíbrio entre esporte e educação. “Para estar aqui, o atleta precisa ter notas acima da média, disciplina e bom comportamento. Eles passam pelas fases municipal e estadual dos Jogos Escolares do Tocantins (Jets). É esse conjunto de dedicação nos estudos e no esporte que garante a vaga nos Jebs”, destacou.

Com a medalha de ouro, Lara Emanuelle também passa a ter acesso ao Programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, que oferece apoio financeiro a jovens talentos do esporte escolar. Com isso, o Tocantins passa a contar com cinco atletas do Wrestling contemplados pelo programa.

Sobre os Jebs 2025

Os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) são promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Em 2025, o evento ocorre entre os dias 5 e 28 de outubro, em Uberlândia/MG, reunindo atletas de 12 a 14 anos de todo o país em 19 modalidades esportivas.

Fonte: Vitória Pereira / Governo do Tocantins / Secom Tocantins

Esporte Ajax Tocantinense, o site de notícias genuinamente esportivas do Tocantins