Tocantins abre edição 2025 do projeto “Por Todas as Marias” com palestra de Luiza Brunet

Governo do Tocantins abre edição 2025 do projeto “Por Todas as Marias” com palestra de Luiza Brunet. Abertura do projeto será na terça-feira, 12 de agosto; iniciativa é coordenada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, em parceria com demais órgãos e instituições.

O Governo do Tocantins realiza, nesta terça-feira, 12 de agosto, às 9 horas, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, a abertura oficial da edição 2025 do projeto Por Todas as Marias. O evento contará com a participação da atriz e ativista Luiza Brunet, que ministrará uma palestra sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), em parceria com diversos órgãos e instituições.

A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, comenta sobre a relevância do momento. “É uma honra para o Governo do Tocantins abrir o Por Todas as Marias deste ano com a presença de Luiza Brunet, uma mulher que é símbolo de resistência, coragem e transformação. A participação dela torna este momento ainda mais especial e necessário. O governador Wanderlei Barbosa tem reforçado nosso compromisso com a construção de políticas públicas sérias e ações educativas que possam, de fato, transformar a realidade de tantas mulheres tocantinenses”, afirma.

Convidada para a abertura do projeto, Luiza Brunet ressalta a importância do diálogo com a sociedade sobre o enfrentamento à violência. “Quando rompi o silêncio, entendi que a minha história poderia dar voz a tantas outras mulheres que ainda vivem com medo. Sofri diferentes formas de violência desde a infância e, infelizmente, sei que essa realidade se repete em muitos lares pelo Brasil. Estar no Tocantins, participando de um projeto tão necessário, me emociona e me dá esperança. É com informação, educação e coragem que a gente começa a quebrar o ciclo da violência. Não é fácil, mas é possível, e eu quero mostrar que existe saída, que vale a pena lutar por uma vida livre e digna”, declarou.

Por Todas as Marias

Criado em 2024, o projeto nasceu da urgente necessidade de promover ações integradas que estimulem a mudança de comportamentos e mentalidades por meio da educação. Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), conta com o apoio de instituições como a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que inseriu o projeto no calendário escolar estadual. A iniciativa também integra o rol de ações da Rede Cuidar, política intersetorial do Governo do Tocantins, que reúne esforços voltados à promoção da dignidade, à proteção social e à garantia de direitos para populações em situação de vulnerabilidade.

Em parceria com a Seps, a Seduc também desenvolveu o curso on-line Por Todas as Marias, disponível na Plataforma Moodle, com carga horária de 20 horas. O curso aborda noções básicas da legislação vigente e os tipos de violência; e propõe que os profissionais da educação criem estratégias didáticas para trabalhar o tema em sala de aula. Até o momento, mais de 500 profissionais — entre professores do componente curricular Projeto de Vida e assistentes sociais — já realizaram a inscrição.

Outra frente de atuação do projeto envolve blitz e palestras educativas realizadas em escolas e municípios, em conjunto com a Operação Shamar, coordenada no estado pelas Forças de Segurança do Tocantins. Em 2024, a ação alcançou mais de mil estudantes. Para este ano, estão previstas visitas aos municípios de Natividade, Dianópolis, Cristalândia e Palmas, com os objetivos de sensibilizar e mobilizar a sociedade para romper o silêncio, reconhecer sinais de abuso e promover o respeito às mulheres desde os primeiros anos da formação cidadã. 

Luiza Brunet

Reconhecida nacional e internacionalmente por sua trajetória de superação e ativismo, Luiza Brunet transformou sua história em uma potente ferramenta de conscientização. Filha de um agricultor cearense e de uma costureira, nasceu em uma comunidade rural no Mato Grosso do Sul e enfrentou, ainda na infância, episódios marcantes de violência e vulnerabilidade. Aos 17 anos, iniciou por acaso sua carreira de modelo, tornando-se um dos maiores ícones da moda brasileira nos anos 1980.

Sempre engajada em causas sociais, participou de campanhas como o Natal Sem Fome, ações de incentivo à amamentação, combate ao câncer de mama e ao trabalho infantil. Em 2016, após denunciar um caso de violência doméstica que ganhou repercussão nacional, assumiu publicamente sua luta pelos direitos das mulheres e das meninas. Desde então, atua como ativista, palestrante e embaixadora de projetos que abordam temas como abuso, autonomia feminina, empreendedorismo e reinvenção pessoal.

Fonte: Secom Tocantins / Camila Mitye / Governo do Tocantins