Superliga das Américas de Vôlei Adaptado na Capital termina com participação de mais de 1200 atletas

Superliga das Américas de Vôlei Adaptado na Capital termina com participação de mais de 1200 atletas. Considerado o maior evento da modalidade voltado a idosos no Brasil, a competição contou com o apoio da Fundesportes e da Agtur.

Depois de cinco dias de disputas entre equipes de quatro diferentes países e quatro estados brasileiros, chegou ao fim, neste domingo, 13, a 5ª Final da Superliga das Américas de Vôlei Adaptado à Melhor Idade 2025. Realizada em Palmas desde a última quarta, 9, na Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, a competição teve apoio da Prefeitura da Capital,  por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) e da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e contou com a participação de mais de 1200 atletas, dentre eles seis equipes palmenses, todas do projeto VóVôlei, uma iniciativa que envolve a atuação conjunta da Fundesportes e a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), que é desenvolvida no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira.

Sagraram-se campeãs nos naipes Feminino, na categoria +45: Praia Grande (SP); na categoria +58: Praia Grande (SP); na categoria +68: Praia Grande (SP); +75: Guarujá (SP). Já no Masculino, na categoria +45, a equipe campeã foi o Auriflama (SP); no +58: Bebedouro (SP); no +68: Praia Grande (SP) e +75: Jaboticabal (SP). 

Embora fora do pódio, os atletas palmenses do VóVôlei se destacaram nas disputadas e também receberam medalhas de participação como premiação da Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA), a organizadora do evento. Foram 55 atletas que disputaram a competição nas categorias +58 e +68 nos naipes Feminino e Masculino, e na +75 no Masculino. Uma destas competidoras foi Kátia Garcia, de 60 anos, novata na equipe +58, que iniciou no time há apenas um mês. “O projeto mudou muito a minha vida. Melhorou a minha autoestima, a minha capacidade de interação e o meu espírito de equipe”, celebrou.

E o dia da premiação foi ainda mais especial para o Mariano Wieczorek, atleta do time +75 do VóVôlei que na mesma data completou 77 anos e garantiu que o maior presente que recebeu foi a participação na Superliga. “Aqui tivemos a oportunidade de mostrarmos que somos capazes e, principalmente, de sermos mais felizes!”, enfatizou.

Para o presidente da Fundesportes, Vinícius Tundela, um evento esportivo como este gera uma sensibilização multifacetada em toda a cidade. “Primeiro vem o lado da inspiração ao se ver estes atletas. Depois, a riqueza cultural que significa ter 60 equipes do Brasil, da Argentina, do Peru e do Uruguai por aqui. Por fim, pensando no total de pessoas que vieram, é certo afirmar que a economia palmense ganhou bastante. Então, ter trazido esta competição para Palmas foi um enorme sucesso”, comemorou.  

Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, o evento representa benefícios além da competição esportiva. “Foram mais de 1.200 atletas que movimentaram a nossa economia, fortaleceram o turismo e mostraram que a melhor idade é, também, tempo de superação, saúde e pertencimento. Ver nossa cidade pulsando com energia, acolhendo gente de tantas regiões, é a prova de que esporte e turismo caminham juntos para promover qualidade de vida e desenvolvimento local”, disse.

Esse acolhimento foi destacado pelo diretor-executivo da CBVA, Rodrigo Avelino, que não economizou elogios à Prefeitura de Palmas por todo o apoio oferecido para a realização da Superliga na Capital.

“Em nome da CBVA, eu quero parabenizar o Poder Público de Palmas por fazer esse trabalho da inclusão, por promover esta política pública que é investir no esporte para os atletas da melhor idade. Parabéns mesmo por terem esta visão”, enfatizou.

Organizada pela CBVA e realizada pela Palmas Convention Bureau, a competição, além do apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundesportes e da Agtur, também contou com o senador Eduardo Gomes; a  Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio); e com o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) como apoiadores.

Fonte: Marcus Mesquita / Lorena Karlla Mascarenhas / Fundesportes Palmas / Secom Palmas / Prefeitura Municipal de Palmas

” Esporte Ajax Tocantinense, o principal portal de notícias esportivas do Estado do Tocantins “