Palmas inicia Mês da Qualidade de Vida com ações para cuidar do corpo e da mente

Palmas inicia Mês da Qualidade de Vida com ações para cuidar do corpo e da mente. Abertura do programa ocorreu na manhã desta quinta-feira, 3, na pracinha da Arso 22 (205 Sul).

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início, na manhã desta quinta-feira, 3, à programação do Mês da Qualidade de Vida. A abertura contou com a participação do grupo ‘Saúde na Praça’, que se reuniu na pracinha da Arso 22 (205 Sul) para uma série de atividades voltadas ao bem-estar. Os participantes puderam realizar exames de bioimpedância, aferição de pressão arterial e glicemia, além de aproveitar sessões de auriculoterapia, um animado aulão de zumba e um café da manhã saudável.

A profissional de educação física e responsável pelo grupo, Letícia Coimbra, destaca que a maioria dos participantes é oriunda de uma busca ativa de pacientes com problemas como pressão alta, diabetes, colesterol alto, obesidade, entre outros. “A ideia do grupo, além de promoção à saúde com foco na prevenção para criar um bom estilo de vida, alimentação saudável, entre outros hábitos, é gerar um senso de pertencimento e ter um impacto social na vida deles. Aqui eles criam amizades e fortalecem o corpo e a mente.”

A farmacêutica Ana Leila Neves tem 60 anos e já está há um ano participando do grupo. Ela conta que a profissional de educação física passa os exercícios adaptados para a idade e limitações de cada aluno, o que tem facilitado na integração e participação de todos. “Virou nosso compromisso sagrado, além do incentivo das atividades, é uma forma da gente se socializar. Muitas pessoas começaram a vir para não ficarem sozinhas em casa e, assim, uma tem incentivado a outra, inclusive já formamos outras turmas para vôlei e beach tênis.”

O grupo também tem casos recentes de sucesso. Leni Barbosa da Silva tem 84 anos e chegou ao grupo em março deste ano com muitas dores nas pernas, braços e coluna. Ela é da Paraíba e veio passar uma temporada na casa de um dos filhos. “Eu não conseguia caminhar direito e agora já consigo fazer pequenas caminhadas na praça sem precisar descansar. É um grande progresso para pouco tempo e ainda consegui perder alguns quilos”, contou animada.

Letícia reforça que o grupo é aberto para qualquer pessoa participar. O ‘Saúde na praça’ tem como referência a Unidade de Saúde da Família (USF) Professora Isabel Auler, localizada na Arso 23 (207 Sul). Os encontros ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir das 7h10 na pracinha da Arso 22 (205 Sul).

A maioria das unidades de saúde possui grupos para promoção da qualidade de vida coletiva. Neste mês de abril, as atividades serão intensificadas e contarão com programação especial como a do ‘Saúde na praça’. Nesta sexta-feira, 4, o encontro será ofertado pela USF da Arne 64 (508 Norte), no Vale da Cachoeira, com realização de atividades físicas e de educação nutricional.

A USF Satilo Alves de Sousa também promoverá uma atividade com o ‘Grupo Vital’ também na sexta-feira, na igreja Mãe Rainha (Arso 111 – 1103 Sul). Serão distribuídos panfletos, aferição de pressão arterial e glicemia, alongamento, auriculoterapia e dinâmica de mitos e verdades da alimentação. O cronograma completo de todas as unidades será divulgado em breve.

Fonte: Gabriela Letrari / Iara Cruz / Secom Palmas