
A iniciação esportiva do Tocantins coloca novos talentos na vitrine das categorias de base do futebol nacional.
Ao longo dos últimos anos os olhares de grandes clubes brasileiros tem se voltado com muita atenção para os novos destaques da iniciação esportiva do futebol tocantinense e muitos deles já tiveram a oportunidade de serem avaliados e aprovados em um grande clube.
O Tocantins encerra a temporada de 2024 com atletas em clubes baianos, do Estado de Goiás, interior paulista e Rio de Janeiro, entre outros centros do futebol brasileiro. Com isso, a cada atleta tocantinense que chega em um grande clube pode ser o indicativo que possa abrir novas oportunidades para outros jovens talentos que sonham em chegar nas categorias de base de um clube profissional em um grande centro do futebol.
A falta de investimentos e de estruturas da maioria dos clubes profissionais do futebol tocantinense impacta negativamente no surgimento de novos talentos, isso se deve à inexistência das categorias de base nos clubes, salvo raras exceções, uma vez que esses clubes não possuem projetos específicos para as categorias de base, o que acaba limitando o acesso dos jovens e adolescentes à prática esportiva e treinamentos de alto rendimento.
Por longos anos, a iniciação esportiva no Estado do Tocantins esteve concentrada nas escolinhas de futebol com seus custos elevados e aos projetos sociais com suas dificuldades estruturais e financeiras. Ainda assim muitos talentos tocantinenses conseguiram romper essa grande barreira da dificuldade e chegaram nas categorias de base de um grande clube do futebol brasileiro.
Para 2025 a expectativa é que novos projetos de incentivo ao esporte chegue de forma mais efetiva para os clubes e projetos sociais que trabalham em prol de oportunizar ao jovem que sonha em se tornar jogador de futebol profissional. Para tanto é preciso olhar para a iniciação esportiva e possibilitar que tenham trabalhos de alto rendimento e de formação como cidadão.
#futebol #futeboltocantinense #futebol #campeonatotocantinense #futebol