Estudantes do Tocantins acumulam 44 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024

Estudantes do Tocantins acumulam 44 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024. São 53 estudantes tocantinenses competindo nas modalidades bocha paralímpica, natação, atletismo, parabadminton e tênis de mesa.

Os paratletas do Tocantins tiveram, nessa quinta-feira, 28, um dia de muitas vitórias nas Paralimpíadas Escolares 2024. Ao todo, já são 44 medalhas do Tocantins, conquistadas nas modalidades bocha paralímpica, natação, atletismo, parabadminton e tênis de mesa. O evento reúne mais de 2 mil atletas em São Paulo até sexta-feira, 29.

Vitoria Carvalho, de Xambioá, é estreante nas Paralimpíadas e já garantiu dois ouros: um no arremesso de peso e outro no lançamento de disco. “A gente fica feliz demais. Porque já no primeiro ano começar assim é muito bom”, relatou a estudante da Escola Estadual, Eurico Mota. Também de Xambioá e em seu primeiro ano no evento, Derik Gouveia conquistou ouro no lançamento de pelota. Ele é estudante da Escola Municipal Dom Cornelio Chizzini.

Sarah de Souza Lima, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas, levou mais dois ouros: no salto em distância e na corrida de 100m. Thiago Menezes Murta foi prata no tênis de mesa por equipes. O estudante da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, garantiu a primeira medalha para o Tocantins na modalidade, em 2024.

No parabadminton, quem deu um show de talento foi o estudante do Colégio Militar do Tocantins Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína. Michel da Silva Sousa venceu os adversários e conquistou o ouro.

Veterana nas paralimpíadas, Evelly Vitória Ribeiro Saraiva garantiu mais dois ouros: nos 60m e no lançamento de pelota. A atleta da Escola Estadual Irineu Albano Hendges, de Guaraí, encerrou a participação nos jogos com três medalhas de ouro. “Ela é um fenômeno que a cada ano mostra mais determinação e talento”, disse a professora Gilene de Sá.

Os representantes do Tocantins nas Paralimpíadas foram selecionados nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e está em sua 10ª edição.

Outro importante incentivo para despertar entre os estudantes o gosto pela prática esportiva é o Programa Esporte na Escola. Desenvolvido na rede estadual, por meio da Seduc, o programa contempla carga horária específica para o treinamento dos estudantes e prevê a transferência de recursos para que as unidades escolares possam adquirir material esportivo. As escolas podem optar por oferecer treinamento nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, bocha, judô, natação e parabadminton.

Jesionita Apinajé – prata nos 100m – Escola Indígena Tekator (Tocantinópolis)

Sarah de Souza Lima – ouro no salto em distância e ouro na corrida dos 100 metros – Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis (Palmas)

Abner Ribeiro Andrade – prata nos 60m e bronze no lançamento de pelota – Escola Estadual Passo a Passo (Gurupi)

Geovanny Henrique – ouro no lançamento de pelota – Escola Estadual Elesbão Lima (Dueré)

Davi Asaf da Mata Cavalcante – prata no lançamento de pelota – ETI Euridice Ferreira de Melo (Palmas)

Pietro Cabral – bronze nos 60m – Apae de Barrolândia

Yasmim Lopes Reis – ouro no arremesso de peso – Escola Estadual Vila Guaracy (Gurupi)

Thiago Menezes Murta – medalha de prata no tênis de mesa – Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso (Palmas)

Evelyn de Sousa – prata no lançamento de disco e bronze no arremesso de peso – Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis (Palmas)

Humberto Gabriel – ouro no arremesso de peso – Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis (Palmas)

Edivan de Sousa – ouro no lançamento de pelota e prata no arremesso de peso – Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis (Palmas)

Alexsandro Pereira – ouro no arremesso de peso – Escola Estadual Machado de Assis (Araguanã)

Vitória Carvalho – ouro no arremesso de peso e ouro no lançamento de disco – Escola Estadual Eurico Mota (Xambioá)

Derik Gouveia – ouro no lançamento de pelota – Escola Municipal Dom Cornelio Chizzini (Xambioá)

Maria Flávia – prata 50m costas e prata 100m livres (natação) – Colégio Militar do Estado do Tocantins, unidade I (Palmas)

Jakeline – bronze lançamento de disco e bronze no lançamento de dardo – CMTO Jardenir Jorge Frederico (Araguaína)

Vitor Emanuel Alves – bronze na natação – CMTO Jardenir Jorge Frederico (Araguaína)

Michel da Silva Sousa – ouro no parabadminton – CMTO Jardenir Jorge Frederico (Araguaína)

Evelly Vitória Ribeiro Saraiva – ouro nos 60 metros e ouro no lançamento de pelota – Escola Estadual Irineu Albano Hendges (Guaraí)

Fonte: Mari Rios / Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins