Após conseguir uma classificação histórica para as semifinais o Esporte Clube Castelo de Gurupi foi penalizado com a eliminação do Campeonato Estadual de Futebol Sub 17.
O Esporte Clube Castelo de Gurupi passou pela primeira fase do Campeonato Tocantinense de Futebol Sub 17 em segundo lugar do seu grupo e enfrentou nas quartas de finais o Flapalmas que por sua vez conseguiu sua classificação na primeira fase como líder isolado e dessa forma o regulamento colocou frente a frente duas das grandes equipes das categorias de base do Estado do Tocantins para definirem quem seguiria para as semifinais da competição.
No confronto, o Castelo levou a melhor jogando em casa abrindo uma vantagem com uma vitória por 3 x 2 e veio para a capital precisando apenas garantir o resultado e sua classificação. No jogo de volta em Palmas, na casa dos adversários o Castelo fez o que precisava fazer arrancando um empate em 1 x 1 e garantido sua tão sonhada classificação.
O que o Esporte Clube Castelo, sua diretoria, comissão técnica e seus jogadores não contavam era com uma reviravolta que tirou a equipe da competição, tudo por uma falha na documentação de um de seus atletas que teve seu contrato vencido neste meio termo e a renovação do contrato caracterizou como uma nova inscrição, o que não seria permitido pelo regulamento da competição.
A ciência do fato levou o Flapalmas a recorrer, ao avaliar o caso o Tribunal de Justiça Desportiva entendeu e deu direito Flapalmas acarretando assim a eliminação do Esporte Clube Castelo por ter escalado seu atleta irregularmente.
Com a decisão, o Flapalmas que já estava eliminado volta à competição e fará uma das semifinais contra o Capital Futebol Clube para decidirem quem irá disputar a grande final do Campeonato Tocantinense de Futebol Sub 17 de 2024.