Superação por meio dos esportes marca Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins 2024

Superação por meio dos esportes marca Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins 2024. Realizados pelo Governo do Tocantins, os Parajets são destinados a estudantes com deficiência física e intelectual.

Revelando talentos e promovendo a inclusão por meio do esporte, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nessa quarta-feira, 11, a final estadual dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) 2024.  A 10ª edição do evento destinado aos estudantes com deficiência reuniu mais de 150 pessoas, entre equipe técnica e atletas de 11 a 17 anos.

“O objetivo do Governo do Estado é disseminar a importância da prática esportiva entre os estudantes e suas famílias, demonstrando, na prática, o quanto o paradesporto favorece o desenvolvimento em todas as áreas da vida das pessoas com deficiência. Os Parajets são resultado do trabalho que é realizado ao longo do ano pelos nossos professores nas escolas estaduais. Todo esse empenho tem revelado grandes talentos, demonstrado o potencial dos paratletas tocantinenses”, enfatizou o diretor de Lazer, Cultura e Desporto Escolar da Seduc, Tiago Evangelista.

Competições

Estudantes de todas as regiões do Estado, de escolas estaduais, municipais e particulares competiram nas modalidades de tênis de mesa e atletismo (corrida de 80 a 400 m, arremesso de peso, arremesso de pelota, lançamento de disco, lançamento de dardo e salto em distância).

Um dos campeões dos Parajets 2024 é Breno Campelo Glória, de 14 anos, aluno da Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema. Ele conquistou o primeiro lugar no arremesso de peso e no salto em distância, classe T 20. “Esse é meu segundo ano. É bom vencer mais uma vez. Estou feliz em praticar esse esporte porque melhora a minha vida e a minha saúde”, relatou.

Participando a três anos dos Parajets, Vitória Castro Costa, de 13 anos, estudante da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins, foi vitoriosa nas três provas que disputou na classe T 20: arremesso de peso, salto em distância e corrida de 80 m. “Sou muito grata por ter conhecido o atletismo. Antes eu era muito agitada, não me socializava muito. O esporte mudou a minha vida. Estou muito feliz por participar mais uma vez dos Parajets”, contou.

A estreante Vitória Carvalho, da Escola Estadual Eurico Mota, de Xambioá, revelou a emoção de conquistar três ouros na classe F 44. “Competi no peso, dardo e disco e ganhei todas. Estou feliz demais. Eu não imaginava que participar dos Parajets era tão legal. Ver tantas pessoas com deficiência se superando é muito empolgante e inspirador”, enfatizou.

Paralimpíadas nacionais

Os campeões dos Parajets representarão o Tocantins na competição nacional, as Paralimpíadas Escolares 2024. O evento paradesportivo acontece em São Paulo (SP), de 25 a 30 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Além do atletismo e tênis de mesa, o Tocantins também terá representantes nas modalidades de natação, bocha e badminton, com atletas masculino e feminino. Na edição de 2023 das Paralimpíadas, os estudantes do Tocantins conquistaram 75 medalhas e quebraram seis recordes estudantis nacionais.

“A cada ano vemos a evolução dos paratletas tocantinenses nos Parajets, e a cada edição os resultados têm sido melhores nas competições nacionais, inclusive com atletas convocados para representar o Brasil em competições internacionais”, enfatizou a técnica de Desporto Escolar da Seduc, Luciana Monteiro.

Créditos: Gil Nunes / Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins