Competidores começam chegar à cidade de Guaraí para 12ª Bombeiro de Aço


Competidores começam chegar à cidade de Guaraí para 12ª Bombeiro de Aço. Circuito já está pronto, instalado na Praça da Conciliação, em frente à Prefeitura.

Bombeiros militares de vários estados já estão em Guaraí, a cerca de 190 quilômetros de Palmas, na região central do Tocantins, para a 12 ª edição do Bombeiro de Aço, a competição que reúne militares e convidados para dois dias de atividades. Guaraí é a primeira cidade do interior a receber o evento, que acontece nesta quinta-feira, 12,  e sexta-feira, 13.

O soldado Alan Serra, do 1° Batalhão de Bombeiros Militar, em Salvador-BA, foi um dos primeiros a chegar em Guaraí. Ele vai competir na categoria até 30 anos. “Este ano eu já participei de dois Bombeiros de Aço, em Brasília e Paraíba”, disse Alan. “Ganhei em Brasília e na Paraíba fiquei em terceiro lugar geral”, completou. 

No Distrito Federal havia um diferencial, já que o peso dos equipamentos era dobrado, pois valia como preparativo para o Mundial, marcado para o estado do Alabama (Birminghan), de 27 de junho a 06 de julho de 2025. Em condições normais, a exemplo de Guaraí, a mangueira de içamento é de 12 quilos, por exemplo.

Na manhã desta quinta-feira, 12, o circuito recebeu a parte de conclusão dos trabalhos de montagem. A estrutura é igual a todas nas demais cidades onde o Bombeiro de Aço é realizado. 

O espaço é aberto ao público e está montado na Praça da Conciliação, em frente à sede da Prefeitura.

As competições vão começar às 16h. Na sexta-feira, a retomada será às 8h.

Delegações de vários estados estarão presentes, a exemplo do Rio de Janeiro, que vem com o maior número de competidores. Outros: Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás, entre outros, além de bombeiros militares tocantinenses, de todas as as Unidades Operacionais.

O Bombeiro de Aço é uma competição entre militares, e as ações executadas pelos competidores simula atividades atendimento a ocorrência de incêndio urbano, salvamento em altura e resgate de vítima.

Vence quem faz a prova disputada em dupla com o menor tempo.

A organização desta edição, a primeira fora da capital em 12 anos, é da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar.

Fonte: Luiz Henrique Machado / Governo do Tocantins