Espírito esportivo e tradição marcam a 9ª edição das Quiolimpíadas no Tocantins

Espírito esportivo e tradição marcam a 9ª edição das Quiolimpíadas no Tocantins. A edição terá mais de 50 atletas e sete comunidades inscritas.

Visando integrar as comunidades quilombolas em um evento que difunda a tradição e a promoção do esporte, será realizada, entre os dias 30 de agosto a 1º de outubro, a 9ª edição das Quiolimpíadas. Os jogos ocorrerão na Comunidade Quilombola Malhadinha, localizada a 33 km de Brejinho de Nazaré. A iniciativa reunirá atletas, moradores da região, autoridades e visitantes no maior evento esportivo quilombola do Tocantins. Esta edição contará com sete comunidades inscritas e treze modalidades olímpicas, apresentações artísticas, além da oficina de encerramento intitulada “Uma Perspectiva Comunitária Quilombola Cultural na Comunidade Quilombola Malhadinha”.

É identidade, força, cultura e muita união, como expressa um dos membros da Comunidade Quilombola Malhadinha. “As Quiolimpíadas vão além do esporte, porque tanto os jovens como os anciãos homenageiam a história e a memória da nossa comunidade. É um momento marcado pela união, para a troca de aprendizados, diálogos e de convivência entre as pessoas da comunidade e as que vêm de fora para assistir aos jogos”, disse José Ribeiro.

As Quiolimpíadas contam com o apoio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot), Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO), Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO) e Fundo Casa Socioambiental.

Ao envolver as comunidades de diferentes regiões do estado, as Quiolimpíadas são um espaço que estimula a aura esportiva, simbolizando a resistência e história dos povos quilombos. Os atletas poderão disputar as seguintes modalidades: futebol, vôlei, salto em distância, salto em altura, maratona, corrida de 100 metros, revezamento 4X4, circuito 2.0 Power; além dos jogos mais tradicionais, como o grito de guerra, fecho de lenha, estilingue ao alvo (estilingue) e a prova do pilão.

Após o acendimento da tocha olímpica e entoação do hino nacional, está aberta a 9ª edição das Quiolimpíadas! Neste ano, os jogos quilombolas contam com mais de 50 atletas e a expectativa é de que mais de mil pessoas marquem presença no evento. Para o organizador das Quiolimpíadas e coordenador da Juventude da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO), Gederson Moreira, os jogos são de enorme relevância para essas comunidades, uma vez que atuam no compartilhamento de saberes e experiências.

“O diferencial desta edição é que teremos mais comunidades competindo, com um alcance maior no nosso estado. Melhoramos a capacidade de logística e formamos uma importante parceria com a Sepot para a realização das Quiolimpíadas”, afirmou.

Para o vice-presidente e coordenador da Escolinha de Futebol do Real Malhadinha, Eduardo Gabriel Ribeiro, as expectativas para esta edição estão altas. A escolinha criada há cerca de três anos, além de treinar atletas no futebol e no vôlei, contempla modalidades como salto em distância, salto em altura, revezamento, dentre outras. “Temos no nosso time o bicampeão da modalidade de salto em altura, Leandro Ribeiro, que vem para competir o tricampeonato consecutivo. Teremos mais representantes de outras modalidades e estamos confiantes, pois tivemos um ótimo preparo, nossos atletas foram selecionados pela qualidade técnica, de desempenho”, destacou.

As Quiolimpíadas foram lançadas em 2014, visando promover a inclusão, o fortalecimento da identidade e o desenvolvimento das comunidades quilombolas.Além das modalidades olímpicas convencionais e tradicionais desses povos, as Quiolimpíadas também oferecem apresentações e provas culturais que valorizam os talentos quilombolas, como a Beleza Negra, o concurso de forró e de poesia, nas quais a simpatia, o figurino e o molejo são avaliados.As modalidades podem ser disputadas entre ambos os sexos, e os atletas receberão as premiações ao final do evento.  

CRÉDITOS: Manoel Junior / Adriely Sousa / Sepot / Governo do Tocantins