Governo do Tocantins será contemplado com projeto do Programa Estação Juventude

Governo do Tocantins será contemplado com projeto do Programa Estação Juventude. Projeto Capacita Jovem terá como objetivo, fomentar as potencialidades da juventude de Palmas.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), foi contemplado por meio do Edital de chamamento público, promovido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), com uma unidade do Programa Estação Juventude. O resultado foi publicado na noite dessa segunda-feira, 12, no Diário Oficial da União (DOU), da Secretária-geral da Presidência da República. No Tocantins, será desenvolvido em Palmas, o projeto Capacita Jovem, que garantirá o acesso às tecnologias sociais para a promoção e garantia dos direitos dos jovens.  

Programa Estação Juventude é articulado pela Secretaria Nacional de Juventude, em conjunto com Ministérios, Estados, Municípios e Organizações da Sociedade Civil, e tem como objetivos, potencializar o acesso a tecnologias sociais e garantir a promoção dos direitos das juventudes. Em Palmas, o projeto Capacita Jovem certificará os tocantinenses nas áreas de Tecnologia da Informação, programação, artes, design, projetos culturais e laboratórios, para fomentar as potencialidades dos jovens. A conquista também marca a semana alusiva ao Dia Internacional da Juventude, comemorado na segunda-feira, 12, e do Dia do Estudante, celebrado no último domingo, 11. 

O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, destaca que essa será mais uma grande conquista do Governo do Tocantins na implantação de políticas públicas de juventude. “Esse convênio com a Secretaria Nacional de Juventude garantirá aos jovens do Estado, mais inclusão, autonomia e participação social. Esse será mais um grande passo da Secretaria dos Esportes e Juventude na promoção de inserção profissional e educação para os nossos jovens”, disse o titular da Pasta. 

Programa Estação Juventude é um conjunto de ações estratégicas para fazer chegar ao jovem de 15 a 29 anos, sobretudo àqueles que vivem em áreas de vulnerabilidades, políticas públicas que garantam seus direitos e os auxiliem na participação social e autonomia, levando em consideração a história, a cultura e as potencialidades de cada território, assim como os distintos grupos. O seu objetivo é fomentar a implantação de equipamentos públicos para as juventudes acessarem programas, ações e serviços através das políticas transversais, sobretudo contribuir no avanço das políticas e programas de juventude. 

Fonte: Emerson Silva / Taianne Moreira / Governo do Tocantins