Governo do Tocantins realiza os Jogos Escolares Brasileiros e fortalece a cultura esportiva nas escolas. Estudantes-atletas das 27 unidades federativas participam da seletiva nacional que acontece em Palmas.
A solenidade de abertura dos Jogos Escolares Brasileiros Sub-18 (JEBs Sub-18), conhecida como “Momento JEBs,” aconteceu na noite dessa sexta-feira, 2, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, local onde também acontecem os jogos, e contou com a presença de autoridades locais, dirigentes esportivos e representantes das delegações estaduais.
Os JEBs é a maior competição esportiva-educacional do país e esta edição é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
Representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais e Políticas de Governo, Karynne Sotero, compartilhou sua experiência pessoal e a importância do Tocantins sediar os jogos. “É um imenso prazer representar o governador Wanderlei Barbosa aqui para dar início aos Jogos Escolares Brasileiros. Já estive na posição de estudante e recordo-me dos dias em que competia. O que os alunos estão vivendo agora vai muito além da competição, é uma oportunidade de fazer novas amizades e de aprender lições que vão acompanhá-los para toda a vida. É uma honra para o Tocantins sediar este evento e contribuir para a formação de futuros estudantes e campeões”, destacou.
O ponto alto da noite foi o desfile das delegações representadas pelas 27 federações que participam da competição. Os estudantes atletas desfilaram pelo centro do evento celebrando a diversidade cultural, o espírito esportivo e o orgulho de representarem seus estados nacionalmente.
O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, em nome do secretário Fábio Vaz, destacou a importância do esporte na educação. “A formação de um atleta começa na escola e o esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, porque os resultados são imediatos e as transformações surpreendentes. A educação em alinhamento com o esporte é fundamental para a formação do estudante”, completou.
Em um gesto de agradecimento, a cerimônia também incluiu a entrega de placas de homenagem às autoridades presentes em reconhecimento pelo empenho ao desporto escolar. Além de apresentações artísticas, a mascote oficial dos jogos, carinhosamente chamado de JacaJEBs também se apresentou simbolizando a energia e o espírito esportivo dos jogos.
As modalidades disputadas nesta edição são vôlei de praia e basquetebol 3×3, completando as últimas seletivas para a composição da delegação brasileira nas Olimpíadas Mundiais Escolares, chamada oficialmente como ISF Bahrain Gymnasiade 2024, organizada pela Federação Internacional de Esporte Escolar, a ser realizada em outubro de 2024 em Bahrain.
E para 2025 foi anunciada a modalidade de futsal masculino e feminino, reforçando o compromisso do evento em promover uma experiência diversificada e de alta qualidade.
O vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Robson Lopes Aguiar, agradeceu o apoio do Governo do Tocantins ao esporte escolar e usou o sucesso de atletas brasileiros que participam das Olimpíadas como exemplo motivacional. “Olhem para nossos atletas olímpicos, muitos deles começaram suas jornadas exatamente como vocês, participando de eventos escolares e sendo apoiados por programas como os que oferecemos. Acreditem, vocês também têm a capacidade de alcançar grandes feitos e fazer história”, frisou.
A estudante e atleta tocantinense, Mell Yamim Tito Gomes, de 17 anos, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso comentou que está radiante com sua participação nos JEBs e por representar o Tocantins. “Estou honrada em representar o nosso Estado e competir ao lado de atletas de todo o país. Já ganhei o primeiro jogo de vôlei de praia e estou com a expectativa alta de passar da fase classificatória e ir para chave ouro”, comentou.
Para o técnico da Delegação do Mato Grosso, na modalidade vôlei de praia, a integração estudantil através do esporte é relevante. “Este evento nacional permite que jovens de diferentes regiões do Brasil se encontrem e troquem experiências. Esses momentos de intercâmbio são extremamente valiosos e impactam positivamente não apenas durante o evento, mas também quando os estudantes retornam às suas cidades”, ressaltou.
Declarado oficialmente aberto, os Jogos Escolares Brasileiros seguirão até o dia 6 de agosto, quando a cerimônia de encerramento celebrará o sucesso dos atletas e entregará medalhas e troféus aos vencedores
Créditos: Mari Rios / Anne Deise Lopes/ Governo do Tocantins