No mês do Autismo, crianças atendidas no CER Palmas ganham tarde especial em salão de cabeleireiro. A atividade mostrou como as terapias ofertadas pela SES-TO garantem uma maior socialização para as famílias.
“É muito legal mesmo, porque esta é a segunda vez que a Lavínia corta o cabelo em um salão mesmo, antes eu mesma cortava em casa. E quando eles falaram que teria essa ação, ela já ficou super animada e chegou em casa falando que queria cortar bem curtinho. E aí quando chegou aqui, não teve receio e já foi direto para a cadeirinha, falou o tamanho que queria, cortou e está feliz e brincando”. A declaração é da fisioterapeuta Mariana Ferreira, mãe da Lavínia Ferreira, de 08 anos.
Ela e outras 39 famílias atendidas no Centro Estadual de Reabilitação (CER) de Palmas participaram de ação de corte de cabelo, brincadeiras, lanches e diversão que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 29. “Nós estamos no mês de abril, que é o mês de conscientização da pessoa do espectro com autismo e para fechar a longa programação que tivemos, fizemos essa segunda edição do corte de cabelo. Onde além de trabalhar o corte, estamos socializando, saindo da rotina e vendo o resultado das terapias, mostrando como as famílias estão felizes com os resultados trabalhados pela Secretaria de Estado da Saúde”, disse o gerente técnico do CER Palmas, Edson Paulo Chaves.
E essa união de solidariedade foi bem vista por outras famílias, como a da Lisandra Pinheiro, mãe do Atos Gabriel de Oliveira, de 06 anos, que se emocionou ao ver o filho cortar o cabelo com tranquilidade. “O Atos não é nem um pouco tranquilo para cortar o cabelo e eu fico muito feliz em ver ele assim. Até já chorei de emoção, pois é muito gratificante o fato dele estar aqui com outras crianças, que o encorajaram e a gente só fica emocionada por todo o trabalho”, disse.
Para quem mais uma vez abraçou a causa, diz que “é muito orgulhoso poder participar e colaborar para esse momento em que os pais conhecem o nosso salão, os nossos profissionais que são capacitados e é uma satisfação poder atendê-los. Espero que no próximo ano mais famílias sejam atendidas, para que esse projeto lindo tenha mais beneficiados”, relatou o empresário William Renato Machado.
“Está muito bom, porque depois que ela começou a terapia, ela melhorou bastante. Está se desenvolvendo muito bem tanto em casa, como na escola, pois está sabendo lidar mais com as crises e para mim está sendo maravilhoso participar disso. É uma emoção grande e para mim é uma honra”, comentou Lorrany Cavalcante, mãe da Aruna Cavalvante.
Rede de cuidados no SUS
No Tocantins, as pessoas com TEA são acolhidas nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) localizados em Palmas e Colinas. Nos locais, são atendidos por uma equipe multiprofissional, composta por neuropediatra, psiquiatra, nutricionista, educador físico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e neuropsicopedagogo.
CIPTEA
O Governo do Tocantins lançou, em setembro de 2023, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), um documento gratuito que tem o objetivo de contemplar o cidadão em todas as necessidades, prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Até o momento, já foram confeccionadas 580 carteirinhas e a solicitação pode ser feita no seguinte link: https://sistemas.ati.to.gov.br/ciptea/login.
SCERs no Tocantins
No Estado, existem dois Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Araguaína; e dois Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em Palmas e Colinas do Tocantins.
Os SCERs visam reabilitar pessoas com deficiência física e intelectual e dispõem de equipe multiprofissional composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo, oferecendo consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, que são adquiridos pelo Governo do Tocantins.
Fonte: André Araújo / Karoliny Santiago / Governo do Tocantins