ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA AV1: Farmacologia Básica
Aluno:
Matrícula:
Curso: Farmácia
Os principais efeitos terapêuticos da oxicodona são: Analgésico, Ansiolítico, Antitussígeno e Sedativo que leva cerca de 30 a 40 minutos para começar a agir no organismo. Esse ativo trata se de um agonista opioide sem nenhuma ação antagonista e seus efeitos são equivalentes ao da morfina.
Os efeitos colaterais da oxicodona consistem em: Fadiga, tonturas, prisão de ventre, dor de cabeça, boca seca, coceira, sonolência, náusea, vômito e sudorose. O uso indiscriminado deste ativo pode levar o paciente a uma amnésia, convulsão, hipertonia, parestesia, distúrbio da fala, sincop, disgeusia e contrações musculares involuntárias.
Esse fármaco pode ainda provocar dependência física provocando sintomas quando o tratamento é interrompido sem a devida orientação profissional podendo aparecer também, sintomas como, inquietações e lacrimejamento.
A combinação de um opióide ao um fármaco não opióide fornece dois fármacos com mecanismos de ação totalmente diferentes, podendo atuar simultaneamente com doses indviiduais e menores, reduzindo assim as reações adversas indesejáveis que cada fármaco possa apresentar.
Para dores agudas ou crônicas, o tempo de duração do efeito desses fármacos poderá ter grande significância se um deles tiver sua ação mais ágil e o outro uma ação mais duradoura no organismo podendo ampliar o benéfico no combate a dor.
Entre as vantagens dessa associação estão na diminuição da quantidade de comprimidos a serem tomados pelo paciente, melhorando consideravelmente a adesão ao tratamento e uma melhor eficácia no controle da dor.
Fonte: Conteúdos da disciplina e pesquisas no site Medicina Paleativa