Em Brasília, Governo do Tocantins participa de encontro do grupo oficial de engajamento de juventude no G20 e da elaboração do Plano Nacional de Juventude. Eventos visam debater propostas voltadas para o fomento das políticas públicas de juventude, com focos no protagonismo jovem e no desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
Representantes do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), participam em Brasília/DF, de uma extensa agenda de discussões sobre as políticas públicas de juventude. Nesta quarta-feira, 20, representantes da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), participaram do lançamento oficial do Y20, grupo oficial de engajamento de Juventude do G20, que pela primeira vez na história, é liderado pelo Brasil. Também estiveram presentes na Oficina de Elaboração do Plano Nacional de Juventude.
O evento inaugural do Y20, realizado no Auditório Embaixador João Augusto de Araújo Castro, do Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, reuniu representantes das embaixadas dos membros do G20, governos das esferas federal, estadual, distrital e municipal, além de representantes dos conselhos de juventude, da sociedade civil e estudantes. O encontro representa um marco importante para a representatividade de pessoas entre 15 e 29 anos, público previsto pelo Estatuto da Juventude. Ao longo do ano, de acordo com o Governo Federal, será desenvolvido atividades que subsidiarão, o processo de articulação do documento com as propostas das juventudes para a Cúpula de Líderes do G20.
O assessor de Juventude da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, João Vitor Brasil, destacou a importância da participação do Governo do Tocantins nessas discussões. “Tem sido brilhante a atuação e o protagonismo do Estado do Tocantins, participando de espaços como o lançamento oficial do Y20, pois é uma plataforma propulsora do protagonismo jovem e do desenvolvimento socioeconômico do nosso país e das nações que compõem o G20”, disse.
Dentre os temas prioritários para a Presidência Brasileira do Y20, estão: o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; as mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão, diversidade e inovação e futuro do mundo do trabalho.
O assessor de Juventude, João Vitor Brasil, também destacou o papel do Governo do Tocantins na Construção do Plano Nacional de Juventude. “É de grande valia, a gama de conhecimentos adquiridos na construção dos mecanismos de real aplicação das políticas públicas de juventude, colocando em pratica as resoluções elencadas na realização de todas as etapas das Conferências de Juventude, desde as regionais até a Nacional. Assim, elencamos de fato como prioridade, tudo que foi debatido em todo o processo participativo, incorporando integralmente os jovens ao desenvolvimento do Estado do Tocantins e do Brasil”, enfatizou.
Participaram do encontro da Oficina de Elaboração do Plano Nacional de Juventude, os conselheiros nacionais de juventude, gestores e servidores estaduais de juventude, além de representantes da Secretaria de Relações Institucionais. O objetivo foi debater sobre a aplicação das resoluções da 4ª Conferência de Juventude para a construção do Plano Nacional voltado para este público. O evento foi realizado no Centro de Capacitação e Desenvolvimento da Presidência da República.
Fonte: Taianne Moreira / Governo do Tocantins