Abertura do Copão Tocantins foi marcada pela presença de um grande público em Praia Norte, no Bico do Papagaio. Competição chega a sua terceira edição e já se consagra como uma das maiores de futebol amador do país.
Uma das maiores competições de futebol amador do país, o Copão Tocantins, reuniu centenas de pessoas neste sábado, 9, no estádio Municipal de Praia Norte. No jogo de abertura, a atual campeã, a Seleção de Praia Norte venceu o time representante do município de Carrasco Bonito, por 2 a 0. O evento promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), fomenta o esporte, a economia local e o lazer entre crianças, jovens e adultos.
Eziel Quirino, presidente da Comissão Organizadora, reforçou o alcance conquistado pela terceira edição do campeonato. “Esse ano o Copão Tocantins conta com 121 municípios e 180 equipes inscritas. Hoje é o maior campeonato de futebol amador do Brasil. Esse é o trabalho da Secretaria dos Esportes e Juventude e o Governo do Tocantins que fazem os esportes acontecer em todo o Estado”, disse.
O treinador da Seleção de Praia Norte, Cleiton Câmara, destacou o potencial da competição para os municípios participantes. “O Copão Tocantins é muito importante para a nossa cidade, pois movimenta a população. Todos ficam ansiosos perguntando quando vai começar, quem são os jogadores, quais cidades irão participar, além disso, a premiação é muito boa. O Copão abrange muitas cidades e todo mundo quer participar, é a oportunidade dos jogadores conhecerem cidades que eles nunca foram”, destacou.
A competição é dividida em oito regionais. Os campeões do Copão Sul, Copão do Vale, Copão do Bico, Copão Sudeste, Copão Centro, Copão Meio Norte, Copão Norte e Copão Jalapão, garantirão vagas para a etapa estadual. A competição reúne uma premiação total de R$ 184 mil, além de troféus e medalhas.
Fonte: Adilvan Nogueira / Taianne Moreira / Governo do Tocantins