Governo do Tocantins assina Termo de Colaboração para a realização da Escola de Árbitros de Futebol. Parceria visa fortalecer a formação desses profissionais que atuam no futebol amador e profissional no Estado.
O Governo do Tocantins celebrou nesta terça-feira, 27, uma parceria com a Associação Tocantinense dos Árbitros de Futebol (ATAF) para a realização da 3ª Turma de Formação de Árbitros. A parceria firmada com a Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), permitirá o fortalecimento e desenvolvimento da arbitragem no Estado. A assinatura do termo de parceria também contou com a presença de secretários municipais. A Escola de Árbitros tem a chancela da Federação Tocantinense de Futebol (FTF).
O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha, enfatizou a importância da parceria firmada para fortalecer a arbitragem no Estado. “Por meio da Escola de Árbitros vamos revelar novos talentos, capacitar e desenvolver a nossa arbitragem, que já é uma das referências no país. Assim o Governo do Tocantins cumprirá o seu papel de fomentar o futebol amador e profissional por meio da capacitação desses profissionais”, disse o gestor.
O presidente da Associação Tocantinense de Árbitros de Futebol, Tarcísio Nascimento Matos, destacou a importância desse apoio concedido pelo Governo do Tocantins para fortalecer o futebol estadual. “É uma parceria que vai alavancar a qualidade do futebol e a arbitragem tocantinense. Uma coisa precisa caminhar com a outra. A demanda está alta e a Escola de Arbitragem vem para aumentar a quantidade de profissionais com conhecimento hábil a trabalhar nas competições profissionais e amadoras, como o Copão Tocantins”.
O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Adriano de Carvalho, também reforçou a importância dessa celebração de parceria. “Esse projeto visa a formação e revelação de novos árbitros para o desenvolvimento da arbitragem, a qualidade dos eventos esportivos e que possa contribuir para o fortalecimento do futebol. Agradecemos o Governo do Estado e a chancela da Federação Tocantinense e a todos os envolvidos nesse projeto, que vai colocar o Tocantins no rol da melhor arbitragem do Brasil”.
Também participaram da assinatura do Termo de Colaboração da Escola de Arbitragem, o secretário Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude de Araguatins, Fabio Pereira; o secretário Municipal de Esporte, Juventude e Turismo de Guaraí, Davi Rocha; o secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Lagoa da Confusão, Homário Lopes e o vereador de Lagoa da Confusão, Alan Coelho.
As aulas da Escola de Arbitragem acontecerão sempre aos finais de semana. Cerca de 35% das aulas serão on-line. Dentro da programação, estão previstas noções de psicologia aplicada a arbitragem, nutrição, legislação esportiva, prevenção de lesões esportivas e VAR (Árbito Assistente de Vídeo). Os alunos receberão um livro oficial de regras e uma camiseta polo oficial da Escola de Árbitros.
O curso de formação de árbitros será realizado nos polos de Lagoa da Confusão, Guaraí e Araguatins e é voltado para jovens e adultos entre 16 e 35 anos. Os inscritos que não estiverem dentro dessa faixa etária poderão fazer a matricula, caso não haja preenchimento das vagas. Os alunos excedentes serão classificados para o curso.
O regulamento da Escola de Árbitros será disponibilizado em breve. O uniforme de jogo (camisas, shorts, meiões, calças, apito, cartões, bandeiras, pontos eletrônicos e moedas), serão de responsabilidade de cada aluno.As matriculas podem ser feitas pelo link https://forms.gle/1d3HFtWGr1xSivsH6.
As matrículas estão abertas e seguem até o dia 15 de março. O cronograma de aulas será divulgado após a elaboração da lista final de classificação de alunos matriculados. Os alunos que perderem aulas em seus polos nos quais estiverem matriculados, poderão fazer a reposição nos polos seguintes. Serão disponibilizadas 50 vagas para cada região.
FONTE: Taianne Moreira / Emerson Silva / Governo do Tocantins