É inaugurada a quadra poliesportiva coberta na Escola Estadual Indígena Mangabeira, em Itacajá. A unidade atende estudantes da etnia Krahô, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inaugurou nesse domingo, 12, a quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Mangabeira, da Aldeia Mangabeira, etnia Krahô, localizada no município de Itacajá. Foram investidos mais de R$ 1 milhão para a construção da unidade de ensino. A inauguração ocorreu como parte das comemorações dos 70 anos do município.
A unidade escolar possui duas extensões, sendo elas a Escola Estadual Indígena Serrinha e a Escola Estadual Indígena Caperkwyj, e oferta do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio.
O Governador Wanderlei Barbosa destacou que investir na educação é um dos focos da gestão estadual. “Temos o compromisso de investir cada vez mais na educação do Tocantins, com a valorização dos servidores, construção de escolas e no que for preciso para promover um ensino de qualidade. Vamos continuar apoiando e melhorando a educação em todas as regiões, garantindo que cada comunidade seja atendida de maneira igualitária”.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que a inauguração é um momento histórico para o Tocantins. “Essa quadra poliesportiva é reflexo do compromisso da gestão estadual com a educação. Parabenizo os esforços da equipe, incluindo todos os professores e servidores dedicados à educação indígena aqui em Itacajá. Além disso, estamos ansiosos para receber novos profissionais indígenas que passaram no concurso, pois fortalecerá ainda mais o ensino no Estado”.
O superintendente regional de Educação de Pedro Afonso, Neurisvaldo Rodrigues de Amorim, falou que, além da quadra poliesportiva, a unidade de ensino também recebeu melhorias. “A escola passou por melhorias significativas devido à entrega da quadra, incluindo pintura de todo o prédio, a troca de mobiliários, a climatização e a instalação de um laboratório de química, física e biologia. Essas ações, com certeza, impactarão positivamente o ambiente de aprendizado dos estudantes”.
Servidora da Escola Estadual Indígena Aldeia Mangabeira, Lucivânia Cuhhec, é moradora da comunidade e mãe da estudante Lusmaria Hrampejde. “Estamos muito felizes com essa quadra. É um investimento para toda a comunidade, que se esforça para oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para as crianças. Além de ser um local para atividades esportivas, será utilizado também para expressão artística do nosso povo”.
A Escola Estadual Indígena Mangabeira, da Aldeia Mangabeira, etnia Krahô, localizada no município de Itacajá, leva o nome de um córrego que passa próximo ao local. Construída no ano de 2007, a unidade foi inicialmente extensão da Escola Estadual Indígena Santa Cruz. No ano de 2010, começou a construção da unidade contendo seis salas de aula, bloco administrativo e de serviço, pátio coberto, urbanização e grupo gerador. A escola foi então inaugurada em março de 2013.
Fonte: Marcio Vieira / Fábio Almeida / Governo do Tocantins