Primeiro bloco de estudantes-atletas tocantinenses embarca com destino a Brasília para a disputa do JEBs 2023. As competições já terão início neste sábado, 28, das modalidades de Atletismo, Atletismo Adaptado, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Vôlei de Praia, Xadrez e Basquete.
Determinação, esperança e espírito de competição foi o que se viu nos rostos dos estudantes-atletas tocantinenses, de 12 a 14 anos, que irão representar o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023, em Brasília (DF). O embarque do primeiro bloco ocorreu nessa quinta-feira, 26, às 20 horas, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, para as disputas das modalidades de Atletismo, Atletismo Adaptado, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Vôlei de Praia, Xadrez e Basquete.
Da Escola Estadual Ana Amorim, de Pedro Afonso, a estudante-atleta Suzany Alves Bezerra cursa o 8º ano do Ensino Fundamental e vai competir no atletismo, na prova de lançamento de dardo. Esta é a primeira vez que ela sai do Tocantins e a expectativa é de fazer uma boa apresentação e melhorar sua marca. “Estou feliz em participar, conhecer outro estado, outra cidade. Consegui ficar em primeiro nos JETs, agora é tentar trazer uma medalha, principalmente para minha família, que está orgulhosa desta minha participação em um evento esportivo tão grande”.
O superintendente de Desporto Escolar da Seduc, Thiago Costa, acompanhou o embarque e desejou boa sorte para a delegação tocantinense. “Com certeza seremos bem representados pelos nossos estudantes. Estamos muito felizes e orgulhosos pela participação do Estado e temos convicção de que os nossos atletas farão bonito nos jogos”.
A Cerimônia de Abertura dos JEBs 2023 será nesta sexta-feira, 27, no Auditório Master, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 19h30. Com a presença dos estudantes-atletas e técnicos das 27 unidades federativas que participam dos Jogos nesta edição.
As competições já terão início neste sábado, 28, e encerram no dia 8 de novembro. As provas serão realizadas em 26 locais e instalações no Distrito Federal, como a Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), o Centro Integrado de Educação Física (CIEF) e o Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB).
Os atletas do Taekwondo embarcam na próxima terça-feira, 31. E na quinta-feira, 2, atletas das modalidades de Badminton, Ciclismo, Natação, Handebol e Voleibol, Wrestling. Por último, no dia 5, embarca a equipe de Tênis de Mesa com destino à capital federal, sempre às 20 horas, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.
Neste ano, a delegação do Tocantins é formada por 270 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes. Ao todo, os atletas tocantinenses participam de 17 das 18 modalidades da competição: Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Ciclismo, Judô, Natação (masculino e feminino), Tênis de mesa, Taekwondo, Karatê, Vôlei de Praia, Xadrez, Ginástica Rítmica, Basquetebol, Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino) e Voleibol (masculino e feminino) e Wrestling.
Os estudantes-atletas que disputam a competição dos JEBs foram classificados nos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A etapa classificatória ocorreu em julho, em Araguaína, e envolveu cerca de 1.200 atletas, de 136 escolas, divididas entre as unidades de ensino das redes municipais, estadual e particulares do Tocantins.
Os estudantes-atletas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal participam dos Jogos Escolares Brasileiros, realizados anualmente. O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), do Governo do Brasil, por meio da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania, com objetivo de promover disputas esportivas, inclusão, intercâmbio cultural e equidade de gênero.
A competição escolar mais popular do Brasil, os JEBs, em 2023, contará com a participação de mais de 10 mil pessoas. A entrada nos locais de disputas é gratuita, todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros são, também, transmitidas ao vivo, pelo canal da CBDE no YouTube (https://youtube.com/@CBDEBrasil?si=9TeNpcoPQ3x4QiPY).
Créditos: Lenna Borges / Mari Rios / Governo do Tocantins