Estudantes-atletas tocantinenses embarcam para os Jogos da Juventude 2023, em Ribeirão Preto. Delegação deste primeiro bloco é composta por 45 estudantes-atletas que vão competir nas modalidades individuais.
Animação e ansiedade marcaram o embarque do primeiro bloco dos estudantes-atletas tocantinenses na manhã desta quarta-feira, 30, com destino a Ribeirão Preto (SP), para a competição nacional dos Jogos da Juventude 2023, categoria 15 a 17 anos, que ocorre de 1º a 16. Os estudantes-atletas foram classificados na etapa final dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizada no início deste mês, em Araguaína.
A delegação deste bloco é composta por 45 estudantes-atletas que vão competir nas modalidades individuais: atletismo; ciclismo, ginástica rítmica, wrestling, taekwondo e badminton, três dirigentes da Superintendência de Desporto da Seduc e 11 técnicos/professores.
O superintendente de Desporto Escolar da Seduc, Thiago Costa, esteve presente no embarque para desejar boa sorte para a delegação tocantinense. “Com certeza seremos bem representados pelos nossos estudantes. Estamos muito felizes, muito orgulhosos pela participação do Estado e temos convicção que os nossos atletas farão bonito nos jogos. Boa sorte a todos”.
Participar de uma competição nacional não é tarefa fácil, o nível dos competidores é elevado, mas os estudantes-atletas estão confiantes e esperam representar bem o Tocantins. A estudante-atleta de Conceição do Tocantins, da Escola Estadual Cel. José Francisco de Azevedo, Graziele Nunes Tavares, é do atletismo e participa pela segunda vez do nacional. “Quero trazer a vitória para a minha cidade, para o meu Estado, vou correr os 400 metros e prometo dar o meu melhor para conseguir”.
Da Escola Municipal de Tempo Integral Anisio Spinola Teixeira, de Palmas, o aluno Wallife Christhoffe Sousa vai competir na modalidade Wrestling e está animado para fazer uma boa luta e conquistar uma medalha. “A expectativa é boa, fiz uma boa luta na final lá em Araguaína, consegui medalha de ouro, em Ribeirão. Quero repetir e trazer a medalha para o Tocantins”
Ao todo serão 171 atletas de vários municípios tocantinenses que disputarão em 15 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.
O segundo bloco viaja no dia 5, com três dirigentes e 36 atletas das modalidades: judô, triatlo, tênis de mesa, e voleibol; já o terceiro bloco segue para Ribeirão Preto no dia 11, com dois dirigentes e 66 atletas que vão disputar as modalidades de águas abertas, handebol, basquete, vôlei de praia e natação, retornando para o Tocantins no dia 17.
Os Jogos da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que oferece suporte para as modalidades olímpicas por meio de ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte.
Desde 2000, os Jogos reúnem anualmente mais de 4.500 atletas com até 17 anos oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) participam das etapas classificatórias.
Neste ano, os estudantes-atletas brasileiros vão competir em 18 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.
Créditos: Lenna Borges / Governo do Tocantins