Campeonato de xadrez no Ceip de Gurupi inicia semana de atividades pedagógicas para socioeducandos. Sinopse: Atividade integra o eixo pedagógico da Unidade socioeducativa.
Uma final de xadrez emocionante entre um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa e um agente de segurança iniciou a semana de atividades pedagógicas no Centro de Internação Provisória de Gurupi (Ceip Sul).
A atividade integrativa faz parte das ações da Unidade e partiu do chefe de plantão, Thiago Ferreira, e teve a participação de agentes e adolescentes estimulando o raciocínio lógico, a tomada de decisão, além de proporcionar interação entre equipes e socioeducandos.
“A maior característica do xadrez é o desenvolvimento da concentração e de estratégias. As aulas e o campeonato ajudaram os adolescentes não só a conhecer essa modalidade esportiva como também, contribui para o estímulo mental deles, aprendendo a importância de pensar antes de agir, analisar suas decisões e os impactos que elas causariam”, destacou o chefe da Unidade, o agente de segurança Marcos Rodrigues.
O adolescente de 19 anos ficou em segundo lugar no campeonato e venceu três partidas, sendo duas com xeque-mate. “Eu fiquei nervoso ali. Acho que podia ter ganhado, mas fiquei nervoso com a pressão da final”, disse.
Fonte: Marcos Miranda / Governo do Tocantins