16º Corrida do Fogo movimenta a Capital e garante recorde de público

16º Corrida do Fogo movimenta a Capital e garante recorde de público. Evento contou com a participação de mais de 2,5 mil pessoas entre corredores inscritos, a famosa “pipoca” e participantes convidados.

Com um pôr do sol de causar suspiro e um ponto de partida privilegiado para a vista da Capital no novo Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros (CBMTO),  os participantes da 16º Corrida do Fogo vibraram com  o evento realizado pela corporação, no início da noite deste sábado, 1º de julho. Com recorde de público, a edição que, em vinte dias já havia atingido o marco de 1.200 inscritos, finalizando com 1.400 inscritos no total, contou com mais de 2,5 mil participantes na arena e inovou com largada privilegiada para atletas de elite e estrutura confortável e segura.

O coração do público já começou a bater mais forte com a execução do Hino Nacional, em continência à Bandeira do Brasil hasteada a cerca de 30 metros de altura, na Escada Magirus do Corpo de Bombeiros. Com largada rigorosamente às 19h, ponto já marcante do evento, a contagem regressiva foi empolgante e a largada foi abrilhantada com fogos de artifícios e com o brado das sirenes das viaturas. Era o que faltava para os atletas partirem para o percurso de 10km e 5km. 

A partir do QCG, pela Avenida NS-03, seguia subindo e descendo pela Avenida LO-03 até à rotatória da NS-01, retornando pela NS-03 até a Avenida JK, e subindo a até à rotatória da Praça dos Girassóis com a Avenida NS-01, contornaram e seguindo até ao canteiro central da Praça com a Avenida LO-02 e retornando para o QCG.

Na avaliação do coordenador geral da Corrida do Fogo e Subchefe do Estado-Maior do CBMTO, coronel Cléber José Borges Sobrinho, a 16º edição da Corrida do Fogo foi inovadora e muito positiva.  “Corrida altamente positiva. Tivemos grandes inovações e fomos muito elogiados pelos líderes das assessorias, que aprovaram o sistema de largada, pela segurança, conseguindo priorizar os atletas de elite, situação que não acontecia  em edições anteriores”, disse.

“Tivemos uma estrutura de suporte exemplar e pela primeira vez uma corrida trouxe banheiros químicos refrigerados, reforçamos a segurança com uma equipe para atender além das nossas expectativas, e ainda contamos com a presença fundamental dos nossos parceiros da segurança pública como a Polícia Militar, Guarda Metropolitana, DETRAN, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, entre vários parceiros que contribuíram para o sucesso do nosso evento. Já estamos recebendo o retorno do público por meio das redes sociais em pontos que um dia já foram motivos de crítica e hoje estamos sendo elogiados”, completou o coronel.

O Subchem elogiou e, ao mesmo tempo, agradeceu aos colegas de Comissão Organizadora, que tanto se empenharam na ação. ”O objetivo é sempre realizar uma Corrida do Fogo melhor a cada edição. Agradeço ao comando da instituição pela confiança na missão, todo o staff que fez isso tudo acontecer, em especial o tenente-coronel José Domingos Filho, responsável por toda mídia do evento, e o tenente-coronel Nilton Rodrigues, que conseguiu fazer o intercâmbio juntos aos parceiros, que são fundamentais para a realização do nosso evento”, avaliou o coordenador.

Tenente Coronel Filho,assessor de Comunicação e MKT do CBMTO, e responsável por toda comunicação visual do evento, descreveu um pouco sobre os  bastidores da corrida. 

“Organizar uma corrida de rua não é tarefa simples e nem fácil. Começa um ano antes com a escolha do time que vai fazer a “coisa” tomar forma, composto por um coordenador geral, um adjunto e um auxiliar. Esses três começam a desenvolver as estratégias de captação de recursos, alocação de equipamentos e busca de parceria. O projeto já tem que estar pronto, para então cair em campo. Até o dia da corrida, são dias exaustivos e a busca incessante em não deixar o nível cair, em relação à edição anterior. Desde a escolha dos fornecedores que vão prestar os serviços de produção dos kits dos atletas, medalhas e troféus. E por trás desse time um outro trabalha paralelamente para produção, exatamente, das peças que precisam ser feitas: equipe de comunicação visual e marketing. É de lá que surgem as ideias do que vai compor a corrida, desde a estrutura até identidade visual”, contou.

Filho conta ainda como são os dias que antecedem o evento. “ E dois dias antes da corrida entra em cena uma outra equipe: de inscrições e distribuição dos kits. Trabalham incessantemente 3 dias antes da corrida, como loucos, para dar conta das demandas de inscrições de atletas e parceiros.E no dia da corrida é um “Deu nos acuda”. Várias equipes são montadas e cada uma desempenha o seu papel. Equipes de cronometragem, segurança, hidratação, premiação, palco, estrutura e outras. São mais de 85 pessoas compondo essas equipes, sem citar os mais de 15 patrocinadores e parceiros que também montam suas tendas, lounges, e pontos de degustação, para tornar o cenário mais atraente e interativo.O resultado de tudo isso é uma festa que agrada todo mundo, alegra a alma e incentiva a boa prática de atividades esportivas e competitivas” finalizou. 

Para o comandante-geral do CBMTO, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, a Corrida do Fogo se consolida ainda mais a cada ano, como um evento importante dentro do calendário do Estado, com identidade forte, estruturada e que marca um momento de interação entre a sociedade e a instituição.  “A Corrida do Fogo é um momento muito especial para a instituição, pois  trazemos a comunidade para dentro do Quartel e conseguimos ter essa troca. É um evento que realizamos para comemorar o Dia do Bombeiro Militar junto a comunidade, incentivando a prática esportiva, tanto para atletas de elite, como para atletas amadores, para a família tocantinense confraternizar num ambiente de extrema segurança e muito saudável. E neste ano, que estamos de casa nova, foi ainda mais especial, pois conseguimos trazer o público para conhecer o nosso novo QCG, um grande sonho que foi concretizado este ano”, enfatizou o comandante. 

Campeã na categoria geral feminino percurso de 5km, Meire Botelho avaliou a corrida. “ A Corrida do Fogo é diferenciada pela sua pontualidade, segurança e organização. É muito gratificante participar”, relatou a campeã.

“Simplesmente, essa edição foi maravihosa”, classificou a campeã dos 10k feminino, Elivani, que ano passado foi a campeã dos 5k. 

O maranhense Evandro levou o bicampeonato da Categoria Geral dos 5km. “A Corrida do Fogo é especial e muito organizada”, pontuou.

“O incentivo à prática do esporte num ambiente seguro e familiar, com um público participativo, estrutura segura e muito confortável está dentro do que a BRK busca apoiar em nossa política social.  Esse é nosso segundo ano apoiando a Corrida do Fogo e é muito gratificante”, disse Pedro Gobbo, gerente de Operações da BRK, patrocinadora master da Corrida do Fogo.

E teve corredor que enfrentou mais dificuldade que o próprio percurso, foi o caso dos bombeiros militares que realizaram a corrida usando roupa especial para combate a incêndio. “Faz parte do desafio do bombeiro militar enfrentar dificuldade, e fazer o melhor para a comunidade, sempre seguindo nosso lema “vidas alheias, riquezas Salvar”, disse o campeão da prova, o cabo Jefferson Nascimento, que representou a 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, de Araguatins.

Representando o Hospital de Olhos de Palmas, outro grande patrocinador da corrida, a gerente administrativa Márcia Guimarães disse que se emocionou no evento. “Desde a execução do Hino Nacional até a largada dos corredores foi um evento emocionante, é uma satisfação fazer parte desse momento tão importante para nosso estado”, relatou.

A lista completa dos dos campeões da 16º edição da Corrida do Fogo está no site da https://chipbrasil.com.br/eventos

FONTE: Gisele Bedin / Governo do Tocantins