Dada a largada nos Jogos Estudantis do Tocantins – Regional de Miracema. Cerca de 500 pessoas estão envolvidas nas competições, entre estudantes-atletas e técnicos
A Diretoria Regional de Miracema é a 14ª a realizar as aberturas da etapa regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A abertura das competições ocorreu na terça-feira, 6, no Ginásio Poliesportivo Costa Junior, do Colégio Tocantins, no município sede da Regional. Ainda nessa terça também foi realizada a abertura dos jogos na Regional de Arraias.
Em Miracema do Tocantins, cerca de 450 estudantes, acompanhados por 50 técnicos, disputarão os jogos, em sete modalidades: Atletismo, Futsal, Voleibol, Handebol, Vôlei, Tênis de Mesa e Xadrez. Eles representam unidades de ensino de seis municípios: Miracema do Tocantins, Miranorte, Tocantínia, Dois Irmãos do Tocantins, Lizarda e Rios dos Bois.
Conforme o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Educação, professor Edinho Fernandes, ainda neste mês será realizada a etapa estadual dos JETs. “Em uma política de descentralização das atividades desportivas da Seduc, neste ano a etapa estadual dos JETs será realizada em Araguaína, do dia 20 ao dia 30 de junho, onde serão definidos os campeões que irão representar o Tocantins nas competições nacionais”, explicou.
A estudante-atleta Anna Luzia Neres Matos, 12 anos, é do time de handebol do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, de Tocantínia. Ela está participando pela primeira vez das competições estudantis e destacou a preparação para os jogos. “Treinamos com muita dedicação e força de vontade. Houve muita dedicação para chegarmos até aqui. Vamos colocar todo nosso esforço em prática na busca de um resultado positivo”, ressaltou.
O estudante-atleta Erick Henrick Ceranto, 15 anos, do Colégio Tocantins, do time de vôlei, que também participa das competições dos JETs pela primeira vez está cheio de expectativas. “Estou confiante, pois treinamos bastante. Nosso primeiro jogo já será nesta quarta-feira. Tenho fé que vamos passar para a fase estadual. A nossa participação representa uma oportunidade para aumentarmos o número de troféus na escola, obter popularidade, conhecendo mais pessoas”, apontou.
O diretor Regional de Educação de Miracema do Tocantins, Jori Carlos Alves Batista, destacou a importância das competições para a formação dos estudantes. “A interação, a competição com respeito, a mensagem de enfrentamento ao racismo, o sim ao esporte e à solidariedade é a principal mensagem que os jogos deixam para nós”, destacou.
Entre os competidores estão 63 atletas indígenas, que disputam em diferentes modalidades, coletivas e individuais, na expectativa de chegar à etapa estadual e levar o nome do Tocantins para todo o país em competições nacionais.
FONTE: Mari Rios / Dicom Seduc / Governo do Tocantins