ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA AV1 – Farmácia: Profissão e Carreira

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA AV1 – Farmácia: Profissão e Carreira

 Atenção Farmacêutica e Assistência Farmacêutica se dividem em conceitos distintos, uma vez que a Atenção Farmacêutica se caracteriza através das atividades especificas do profissional Farmacêutico no âmbito da atenção à saúde. Por sua vez a Assistência Farmacêutica envolve um conjunto mais complexo de ações com características multiprofissionais.

 Na Atenção Farmacêutica o profissional farmacêutico detém a função de orientar o cliente que por sua vez é um paciente que requer cuidados com a sua saúde e bem-estar quanto a forma correta de usar o medicamento em qualquer tipo de tratamento, assim como dosagem, frequência de uso, possíveis efeitos colaterais, interação medicamentosa e armazenamento correto.

Na Assistência Farmacêutica cabe ao profissional responder pela dispensação dos medicamentos de forma padronizada em conformidade com os protocolos clínicos e com as diretrizes farmacêuticas, além de contribuir com as ações de educação em saúde podendo também executar ações inerentes à assistência farmacêutica.

 O profissional farmacêutico deve informar e orientar ao paciente quanto ao uso correto do medicamento, devendo também procurar desenvolver ações relacionadas especificamente à saúde de cada paciente independente da complexidade.

 O principal benefício da dispensação farmacêutica consiste na entrega adequada e racional de medicamentos ao paciente além de permitir criar um vínculo de relação, proximidade e confiança e isso pode ajudar na manutenção da saúde do paciente e na qualidade dos serviços do profissional farmacêutico.

  A distribuição de medicamento ao paciente atendendo a uma prescrição de um profissional, informando e orientando se caracteriza como uma dispensação. O aspecto técnico conferido pelo Conselho Federal de Farmácia e normas sanitárias é o ato de avaliação da prescrição. A prescrição farmacêutica é constituída em identificar as necessidades do paciente em relação à saúde de forma que possa definir o objetivo terapêutico. O acompanhamento farmacêutico é definido no ato de avaliar o uso de medicamento colaborando com outros profissionais de saúde no intuito de obter êxito no tratamento. Farmacovigilância está relacionado à identificação, avaliação e prevenção de efeitos adversos ou problemas relacionados ao uso de medicamento.

FONTE: Conteúdo da disciplina Uninassau e experiência como profissional de saúde