Abertas inscrições das etapas regionais do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais

Abertas inscrições das etapas regionais do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais. Fases regionais selecionarão 13 representantes para a disputa da etapa Estadual.

Buscando incentivar a prática das expressões artísticas corporais e culturais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu as inscrições do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais. A ação do Governo do Tocantins possibilita a promoção dos projetos artísticos estudantis e a descoberta de talentos entre os estudantes.

As inscrições iniciaram no dia 1º de maio e seguem abertas até 7 de julho. Cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) terá um período distinto para a realização da fase regional.

Os interessados podem participar nas categorias solo ou grupo (dois a quatro participantes). Neste ano, uma nova categoria foi criada para contemplar os estudantes com deficiência, Transtorno de Espectro Autista (TEA) e doenças raras (um a quatro participantes).

Conforme o secretário Executivo da Seduc, Edinho Fernandes, as novidades do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais visam envolver um número maior de estudantes, promovendo a inclusão e a socialização dos educandos.

“A primeira edição do Dança Tocantins foi um sucesso. Neste ano, estamos com uma nova categoria para estudantes com deficiência, buscando a inclusão destes alunos, que serão avaliados por meio de critérios específicos. Outra novidade é a realização da final estadual, que acontecerá em Gurupi. É mais uma iniciativa de descentralização dos eventos da Seduc, levando as ações para todas as regiões e contemplando a comunidade escolar do Tocantins”, enfatizou.

Para inscrever os candidatos, a DRE deve enviar formulário, devidamente preenchido, para o e-mail oficial: dancatocantins@seduc.to.gov.br, podendo realizar até três inscrições (uma por categoria).

As danças inscritas poderão ser de estilos variados, nacionais, internacionais e/ou instrumentais, não contendo movimentos e letras ofensivas e/ou com apologia do sexo, drogas e/ou violência, ou conteúdo discriminatório. As músicas internacionais serão traduzidas e analisadas pela comissão organizadora do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais. A escolha dos figurinos também deverá observar os mesmos critérios.

Para efetivar a inscrição, também deverão ser enviados para o e-mail oficial do evento os seguintes documentos: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz; uma foto digital do estudante ou grupo, nas posições vertical e horizontal; na categoria estudante com deficiência, deverá ser enviado laudo que comprove a deficiência.

Os classificados de cada regional participarão de votação on-line por meio do Instagram oficial do concurso, @danca.tocantins, com formato de batalhas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas. O candidato ou grupo que obtiver o maior número de votos será classificado para a disputa seguinte. Em caso de empate, haverá prorrogação da disputa em duas horas, até ser decretado o vencedor da regional.

A final estadual será realizada presencialmente, em Gurupi, nos dias 29 e 30 de agosto, e reunirá os campeões das 13 etapas regionais. Os finalistas serão avaliados por corpo de jurados, composto por pessoas de notório saber na área da dança, convidados pela comissão organizadora.

A hospedagem, a alimentação e o traslado dos selecionados para a Etapa Estadual e seu acompanhante serão custeados pela Secretaria de Estado da Educação.

Os três primeiros colocados de cada categoria na etapa estadual serão contemplados com a seguinte premiação: 1º lugar, troféu e notebook; 2º lugar, troféu e celular; 3º lugar, troféu e tablet. As escolas dos campeões também receberão notebooks.

Cronograma de Inscrições

1º a 10/05

Guaraí 

Gurupi

Porto Nacional

Tocantinópolis

15 a 24/05

Araguatins

Dianópolis

Palmas

Paraíso do Tocantins

29/05 a 07/06

Araguaína

Arraias

Colinas do Tocantins

Miracema do Tocantins

Pedro Afonso

Cronograma de Competições

22 a 27/05

Porto Nacional

Guaraí 

29/05 a 03/06

Gurupi

Tocantinópolis

05 a 10/06

Palmas

Paraíso do Tocantins

12 a 17/06

Dianópolis

Araguatins

19 a 24/06

Miracema do Tocantins

Colinas do Tocantins

Arraias

26/06 a 1º/07

Araguaína

Pedro Afonso

29 e 30/08

Final Estadual

Gurupi

Créditos –Núbia Daiana Mota / Mari Rios /Governo do Tocantins