No Dia Mundial da Educação Física SES-TO ressalta a importância da prática de exercícios. Na Pasta, os núcleos de saúde do trabalhador incentivam a prática de exercícios entre os servidores.
Na quinta-feira, 06, é celebrado mundialmente o Dia da Educação Física, que tem como objetivo principal a lembrança de que o sedentarismo é um alto fator de risco para a saúde. A prática semanal de atividades físicas é uma ferramenta poderosa para a manutenção da saúde. É que além de controlar o peso, o ato ajuda a prevenir doenças e diminuir a ocorrência de fenômenos depressivos em todas as faixas etárias.
A Organização Mundial da Saúde considera que 30 minutos de atividade física leve a moderada, cinco vezes por semana já são um ótimo começo para conseguir que os benefícios possam ser sentidos no organismo, no corpo e na mente das pessoas.
Semanalmente, os Núcleos de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (NASST) da SES-TO desenvolvem atividades laborais dentro das unidades hospitalares, que auxiliam no cuidado da saúde dos profissionais. “Os benefícios são inúmeros, pois a prática do exercício físico melhora muito a qualidade de vida dos servidores, pois reduz principalmente o estresse. Os Servidores relatam que até a energia e resistência aumentaram quando passaram a realizar as laborais”, disse a supervisora de Serviço Operacional do RH/NASST, do Hospital Regional de Arapoema, Rayane Galvão.
“Estamos realizando consultas com médico do trabalho, após as consultas, o médico avalia a necessidade do servidor passa pelo nutricionista ou fisioterapeuta, tendo a necessidade são encaminhados. Palestras incentivando os servidores adotarem uma vida mais saudável tem sido outra forma que usamos e a realização de laborais em horários diferentes para atingir o maior número de servidores”, destacou Rayane Galvão.
Feita durante a jornada de trabalho, de maneira voluntária e coletiva, esse tipo de ginástica é composta por movimentos de curta duração prescritos para prevenir doenças ocupacionais e aumentar a sensação de bem-estar. Nas instituições hospitalares, marcadas pelo ritmo intenso de trabalho e por sobrecargas físicas e psicológicas, as pesquisas sugerem que a prática ajuda a mitigar o adoecimento do trabalhador.
Para quem é sedentário há algum tempo e tem receio de voltar a praticar alguma atividade física por não ter fôlego ou considerar não possuir disposição suficiente, o ideal é procurar algo que agrade e convidar um amigo para participar. A orientação profissional é de suma importância no processo.
Benefícios da Educação Física
– melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
– aumenta a saúde óssea e funcional;
– reduz o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mama e depressão;
– reduz o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais; e
– é fundamental para o balanço energético e controle de peso.
FONTE: Karoliny Santiago / Governo Tocantins