Equipes do Tocantins avançam para as quartas de final do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino

Equipes do Tocantins avançam para as quartas de final do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino. Colégio Estadual Guilherme Dourado de Araguaína e Colégio Estadual São José de Palmas, encerra primeira fase invictos e avançam para as quartas de final.

As equipes do Colégio Estadual Guilherme Dourado de Araguaína e Colégio Estadual São José de Palmas, se classificaram para as quartas de final do 9º Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino 2023, realizado em Palmas. O maior evento escolar de futebol feminino do país conta com a participação de mais de 500 estudantes atletas, dos 26 estados e do Distrito Federal.

Na terceira rodada, realizada nesta quarta-feira, 26, o time do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, venceu a equipe da E. E. Rosalvo Ribeiro (AL), por 18×0, no 1º batalhão da PM e garantiu o primeiro lugar do grupo H, com três vitórias consecutivas. Já o Colégio São José de Palmas, depois de duas vitórias, empatou com a equipe da E. E. Coronel José Alves Ribeiro (MS) com o placar de 1 x 1, na Escolinha de Futebol Nilton Santos.

As duas escolas da rede estadual de ensino jogam pelas quartas de final na manhã desta quinta-feira, no estádio Nilton Santos. Primeira colocada do grupo H, a equipe do Colégio Estadual Guilherme Dourado jogará às 8h, com o EEB Joaquim Ramos Cívico-Militar (SC). Na sequência, às 9h15, o Colégio Estadual São José enfrentará o Instituto de Educação da Paraíba (PB).

De acordo com o superintendente de Desporto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Thiago Costa, nesta quarta-feira as equipes do Tocantins jogaram novamente, com times que já perderam para outras equipes. “Mas a partir de quinta-feira já serão os times que ganharam os três jogos, ou seja, os times mais fortes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina”, explicou.

A estudante atleta, Maria Vitória Pereira de Sousa, goleira da equipe São José, conta como se sente ao participar da competição. “Estamos sim ansiosas, pois é uma grande honra e responsabilidade representarmos o nosso Estado, mas fomos preparadas para chegar nesta competição e darmos o nosso melhor”.

Emilly Gama, zagueira da equipe São José, fala da dedicação do time. “Cada vitória, cada ponto conquistado é uma grande conquista e valoriza o nosso esforço. Treinamos duro e ficamos felizes em poder disputar a próxima fase”.

O presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, ressalta a importância da parceria com a Educação.  “Não fosse a atuação da Seduc esta competição não estaria sendo realizada aqui na região norte. As conversas começaram há um ano e a proposta era trazer uma competição nacional que valesse vaga para o campeonato mundial, na região norte. A Secretaria não mediu esforços e levou a proposta ao governador que de imediato abraçou a ideia e formalizou um termo de fomento da Seduc com a CBDE, que viabilizou repasses dos recursos necessários para a realização da competição no Tocantins. Estamos muito satisfeitos com a receptividade e organização de excelência do evento”, destacou o presidente da CBDE.

Nas quartas-de-final, quinta-feira, 27, começam as disputas dos vencedores das séries: ouro, prata e bronze. As finais das séries serão realizadas no sábado, 29, encerrando a competição.

As disputas prosseguem até sábado, 28, com jogos na Escolinha de Futebol Nilton Santos, no 1º Batalhão da Polícia Militar, Centro de Treinamento Fla Palmas e Centro de Treinamento Palmas. A escola campeã representará o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, a ser realizado em julho, no Marrocos.

O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) com apoio do Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE).

CREDITOS: Juliana Carneiro / Governo do Tocantins