Governador Wanderlei Barbosa certifica finalistas do Projeto Jovens Protagonistas

Governador Wanderlei Barbosa certifica finalistas do Projeto Jovens Protagonistas e reafirma compromisso com políticas de inclusão. Projeto envolveu jovens de 15 a 29 anos, dos 139 municípios do Tocantins.

O auditório do Palácio Araguaia ficou lotado por um público especial na tarde desta quinta-feira, 16, para a solenidade de certificação dos vencedores do projeto Jovens Protagonistas. A entrega dos certificados foi feita pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e pelo titular da pasta do Esporte e Juventude, Elenil da Penha, em solenidade que contou com a presença de deputados estaduais, federais e secretários de Estado. O grande vencedor foi o jovem Anderson Martins, de Araguaína, que defendeu o projeto Respira e recebeu R$ 5 mil como prêmio.

Também foram certificados os jovens Marcos Vinícius (Taguatinga), com o projeto Cerrado em Ação; Alice Rocha (Porto Nacional), com o projeto Distribua Perseverança; Giovanna Fonseca (Taguatinga), com o projeto Apae Noel; Izabel Cristina (Formoso do Araguaia); com o projeto Damas da Bola; Júlia Guilherme (Brejinho de Nazaré); e Vitória Alves (Tocantinópolis), com o projeto Eco Bike.

Jovens Protagonistas envolveu um público na faixa etária de 15 a 29 anos dos 139 municípios do Tocantins. A iniciativa da Secretária de Esportes e Juventude visa reconhecer e fortalecer jovens que contribuem para solucionar problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais, além de beneficiar esse segmento com capacitação sobre políticas públicas e elaboração de projeto-ação de transformação social.

“Queremos a nossa juventude brilhando em todas as vertentes, no esporte, na cultura, no entretenimento. A juventude é isso. Nós somos governo e temos a responsabilidade de promover políticas de inclusão social e estamos orientando os nossos secretários que cuidem de projetos que possam inserir a juventude no mercado e socialmente”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa, informando ainda que já determinou um levantamento para recuperar diversos ginásios de esportes em todo o Estado para atender melhor a juventude tocantinense. “Quando nós atendemos a juventude também estamos atendendo as famílias, e é isso que queremos”, completou.

O secretário Elenil da Penha disse que além dos conselhos do Esporte e da Juventude, esse ano também será criado o Plano Decenal para envolver todas as políticas públicas. Ele salientou que projetos que envolvem a área social representam um investimento em vidas. “Projetos sociais é investimento em vidas, em pessoas, de transformação e quero a oportunidade de envolver todos os parlamentares do Estado em torno de projetos dessa magnitude”, disse.

Anderson Martins, o vencedor do projeto Jovens Protagonistas, disse que foi uma honra receber a premiação e explicou que a sua iniciativa nasceu em um parque público da sua cidade e que agora está expandindo para as escolas. “É um prazer imenso saber que posso contribuir de alguma forma, sair de minha bolha e proporcionar um pouco de qualidade de vida, de confiança e saúde a quem mais precisa. Esse projeto do Governo foi importante para mostrar esse protagonismo em torno de ideias e iniciativas que beneficiam as pessoas menos favorecidas”, destacou.

Giovanna Fonseca, que apresentou o projeto Apae Noel, elogiou a iniciativa do Governo do Tocantins em conceber a iniciativa. “A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é muito carente e com isso as pessoas conseguiram enxergar o havaiano”, pontuou.

FONTE: Jarbas Coutinho /Governo do Tocantins