Secretaria dos Esportes e Juventude e Secretaria da Mulher se reúnem para discutir o fomento ao esporte feminino

Secretaria dos Esportes e Juventude e Secretaria da Mulher se reúnem para discutir o fomento ao esporte feminino. Objetivo foi dialogar sobre parcerias e incentivos para o desenvolvimento da prática esportiva entre o público feminino.

A Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), Secretaria da Mulher e integrantes do movimento “Rosas pelo Tocantins” se reuniram nesta terça-feira, 31, visando o diálogo da promoção da igualdade, o incentivo e o desenvolvimento da prática esportiva entre as mulheres. Também estiveram presentes, representantes do Polivalente, atual campeão estadual e que disputará o Campeonato Brasileiro Feminino da Série A 3, em abril deste ano.    

A secretária da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa, destacou a importância desses diálogos para o desenvolvimento do público feminino no esporte. “Estamos aqui para fortalecer essa parceria que será um sucesso entre a Secretaria dos Esportes e Juventude e a Secretaria da Mulher. É assim que vamos trabalhar, com diálogo, conversas e buscando alternativas para a mulher do Tocantins. Queremos estar nesse meio, buscando caminhos através do esporte”, explicou. 

O diretor de Esportes e Lazer da Seju, Luciano Alves Oliveira, reforça que a Secretaria dos Esportes e Juventude, busca expandir as modalidades esportivas a todos os tocantinenses, em especial, ao público feminino. “Nessa reunião discutimos meios de valorizar a participação das mulheres no esporte. Agora poderemos contar com mais essa secretaria que busca políticas especificas para as mulheres e está alinhada com o nosso objetivo que é levar o esporte a todos os tocantinenses, em especial as mulheres”, explicou.   

Beatriz Castro, integrante do movimento “Rosas pelo Tocantins”, enfatiza que esse diálogo amplia a força do público feminino em âmbito estadual. “Agora contamos com mais uma secretaria nessa parceria. Já tínhamos a Secretaria dos Esportes que sempre olhou com esse carinho para o esporte feminino. Agora com a Secretaria da Mulher vai abrir caminhos e teremos outras possibilidades para apoiar o esporte de um modo geral”, destacou. 

Dentre as questões discutidas na reunião estão o fomento das atividades de iniciação esportiva para o público feminino, além da mobilização, articulação e divulgação da participação do Tocantins no Campeonato Brasileiro Feminino A 3, previsto para iniciar no mês de abril. O estado será representado pelo Polivalente. A equipe de Palmas garantiu a vaga durante o Campeonato Estadual realizado em novembro do ano passado, na Escolinha Nilton Santos. 

O assessor Especial da Governadoria, Atos Gomes, lembra que esse encontro fortaleceu o objetivo do Governo do Tocantins que é desenvolver o esporte para todos os públicos. “Foi uma reunião produtiva para estreitarmos laços com a Secretaria da Mulher. Estaremos com os olhos atentos para o público feminino. A gente se comprometeu a ajudar a equipe que vai representar o Tocantins no futebol brasileiro feminino. Estamos de portas abertas e pretendemos ajudar no que for possível”, disse. 

A diretora do Polivalente, Hayanne Martins, também destaca a importância do fortalecimento dessas parcerias para o desenvolvimento do esporte. “Vamos movimentar as mulheres. A Secretaria dos Esportes, a Secretaria da Mulher e o movimento “Rosas pelo Tocantins” fazem com que as mulheres percebam que estamos desenvolvendo um trabalho para elas. Isso fortalece a nossa equipe e o esporte feminino no Tocantins”, explicou. 

FONTE: Taianne Moreira / Governo do Tocantins