Unidade escolar promove atividades integradoras esportivas para alunos da Educação Especial

Semana da jornada esportiva

Unidade escolar promove atividades integradoras esportivas para alunos da Educação Especial. Serão três dias com vários jogos para integrar os alunos da Escola Estadual Novo Horizonte, das salas de ensino regular e de recursos multidisciplinares.

A Escola Estadual Novo Horizonte, em Palmas, promove desta quarta, 14, até sexta-feira, 16, a Semana da Integração Esportiva. Serão realizados jogos como: queimada, boliche, futsal e voleibol; e o circuito interativo, com boca do palhaço, jogo das argolas, montagem de quebra-cabeça, bola na água, balão flutuante. As atividades contarão com a participação dos alunos, do 6º ao 9º ano, das salas de ensino regular e da sala de recursos multidisciplinares.

Para a diretora da unidade escolar, Joilma Abreu, o esporte é um fator social transformador visto que quando os estudantes participam de atividades esportivas se sentem estimulados e reconhecidos no meio que estão inseridos. “O objetivo do projeto é desenvolver nos participantes a confiança e a autoestima para melhorar o desempenho de cada estudante, de forma que eles possam assimilar as competências pertinentes a cada componente curricular”.

De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Terezinha Soares dos Santos Macedo, a escola busca incluir os 15 alunos da Educação Especial em todas as atividades promovidas no ambiente escolar. “A Escola é um espaço para socialização, desenvolvimento e construção de valores. Além de descobrir novos talentos, o objetivo dos jogos interativos é promover, por meio das brincadeiras e jogos, a integração e o intercâmbio dos alunos”, explicou.

A aluna da Educação Especial, Lívia Maria Araújo Vieira, 12 anos, estava animada participando dos jogos realizados na quadra esportiva da escola. “Eu estou achando muito legal, por enquanto o mais divertido foi o jogo de queimada. No começo fiquei com vergonha e estava muito ansiosa, mas é muito bom. Agora estou mais calma, mais tranquila, estou me divertindo muito”.

Também da Educação Especial, Cleilson Lima Franco, de 12 anos, está participando das atividades esportivas e disse que foi muito legal a iniciativa da escola em promover essas atividades. “Não é sempre que a gente consegue jogar juntos, por isso é bom, e especial viver essa experiência”.

Salas de Recursos

As salas de recursos são espaços para apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), das unidades escolares como forma de complementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades que estão matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem nas disciplinas com assistência de um professor auxiliar.

Semana da jornada esportiva

Fonte: Lenna Borges / Governo do Tocantins