Estudante tocantinense recebe medalha de Ouro da Olimpíada do Bicentenário da Independência, em Brasília.

Estudante tocantinense recebe medalha de Ouro da Olimpíada do Bicentenário da Independência, em Brasília. Estudante do CEM Castelo Branco, de Colinas, representou o Tocantins na 4ª etapa da Olimpíada   

O estudante da 3ª série do ensino médio, João Henrique Dantas Macêdo, do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, de Colinas, recebeu a medalha de ouro na categoria Sênior, representando o Tocantins, na Olimpíada do Bicentenário da Independência. A cerimônia de premiação aconteceu no início de dezembro, em Brasília.

João Henrique se inscreveu na competição e aceitou o desafio, incentivado pela mãe, que é também sua professora de história, Jesmary Dantas Macêdo. O estudante falou da emoção em representar o Tocantins na última etapa da olimpíada. “Foi uma experiência espetacular, jamais imaginei viver tudo que aconteceu nos últimos dias. Poder representar o meu Estado, viajar, conhecer gente nova, e visitar pontos turísticos foi incrível, uma experiência que certamente vou guardar na minha memória com muito carinho e orgulho”.

O medalhista, acompanhado pelo diretor da escola, Wescley Oliveira e pela professora Jesmary Dantas, foi recebido pelo secretário da Educação, Fábio Vaz e pela gerente de Programas e Projetos Especiais em Educação, Flávia Rodrigues Mota de Almeida, que parabenizaram o estudante por tão bem representar os estudantes tocantinenses na olímpiada em comemoração ao bicentenário da Independência.

Entenda

Em 2022, é celebrado o bicentenário da Independência do Brasil. Como parte das comemorações, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) teve a ideia de promover uma Olimpíada Estudantil totalmente aberta e gratuita. Através de provas instigantes, o objetivo é provocar uma reflexão não só sobre a importância da Independência e seus desdobramentos históricos como contextualizar e traçar paralelos com a atualidade. Assim, as questões da Olimpíada abrangem vários temas transversais: Literatura, Pintura, Matemática, História, Geografia, Geopolítica, Música, etc.

Cerca de 15 mil alunos de escolas públicas e particulares se inscreveram na Olimpíada do Bicentenário da Independência, realizada pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Educação; Turismo (Secretaria Especial da Cultura) e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A Olimpíada também teve apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Regional, Cidadania e Comunicações, além da Unesco.

Fonte: Juliana Carneiro / Governo do Tocantins