Tocantins conquista mais 14 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2022

Tocantins conquista mais 14 medalhas no segundo dia das Paralimpíadas Escolares 2022. Competição encerra nesta sexta-feira, 25, e a delegação pode conquistar mais vitórias.

No segundo dia de competições das Paralimpíadas Escolares 2022, a delegação do Tocantins conquistou mais 14 medalhas, sendo oito de ouro, três de prata e três de bronze. A competição será finalizada nesta sexta-feira, 25, e os estudantes/paratletas ainda podem aumentar esse número.

Para o professor de educação física, Rafael Gabarrão da Silva, da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, que trouxe quatro paratletas para a competição, essas conquistas representam os investimentos realizados no paradesporto escolar tocantinense. “Nós fazemos um trabalho em longo prazo, de muito treinamento, foco, passamos pela etapa estadual e regional para chegar até aqui. A equipe da Seduc [Secretaria de Estado da Educação] tem nos incentivado e dado condições para desenvolvermos esse trabalho”, disse.

O estudante Bruno Gabriel Coelho Damasceno, cadeirante, 13 anos, da Escola Adventista de Palmas, que compete na modalidade natação, já conquistou duas medalhas de prata.  “É a minha primeira vez nas Paralimpíadas Escolares e estou muito feliz. Essas duas vitórias me motivam a treinar e me esforçar mais, pois quero conquistar várias vitórias também em outras competições”.

Nesta sexta-feira os estudantes/paratletas vão concorrer no atletismo nas provas de 400 metros, lançamento de disco, lançamento de dardo, lançamento de pelota e salto em distância.

Na Natação, a estudante Maria Flávia Fernandes Silva, cadeirante, 14 anos, do Colégio Militar Unidade I, de Palmas, que já conta com duas medalhas de bronze, pode conquistar sua terceira medalha nesta edição do evento.

Tocantins nas Paralimpíadas Escolares 2022

No maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência, o Tocantins conta com 34 competidores com faixa etária de 11 a 17 anos que estão competindo nas modalidades Atletismo, Natação e Tênis de Mesa. Os estudantes/paratletas são de 24 unidades de ensino, entre estaduais, municipais e particulares, sendo 17 estaduais. Esta é a 9ª participação do Tocantins no evento.

O evento é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte. A cerimônia de encerramento será realizada nesta sexta-feira, 25.

Fotos: Fábio Almeida/Governo do Tocantins