JEBs: Tocantins vence embates de Futsal, Basquete e garante prata no Taekwondo 

JEBs: Tocantins vence embates de Futsal, Basquete e garante prata no Taekwondo. Mas de 200 atletas tocantinenses estão participando dos Jogos no Rio de Janeiro.  

Com dribles, gols, cestas e chutes os estudantes-atletas do Tocantins finalizaram com sucesso o segundo dia de competições nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). Nesta quinta-feira, 3, as equipes de Futsal masculino e feminino, além do Basquete masculino venceram mais uma fase classificatória e seguem na disputa. No Taekwondo o Estado garantiu medalha de prata. As competições vão até o próximo dia 15, no Rio de Janeiro. 

Com um sorriso no rosto, a atleta do Futsal, Raiane Xerente disse estar muito feliz com os resultados da sua equipe. “Estamos representando o meu povo Xerente e o Tocantins. É a minha primeira vez numa competição desse tamanho e agora vamos continuar lutando pela vitória final”, completou. 

No Futsal masculino, o Tocantins venceu de 6 a 2 na disputa classificatória contra o Goiás. Já no feminino, o resultado foi de 6 a 0, derrotando o estado de Mato Grosso do Sul. Os dois times tocantinenses são formados por estudantes, em sua maioria, indígenas Xerente, do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, de Tocantínia.

No Basquete masculino, os atletas da Escola de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares, de Palmas, venceram o time de Alagoas e seguem na competição. No Taekwondo, o atleta Alexandre Tavares, da Escola de Tempo Integral Rita Andrade Santos de Paraíso do Tocantins, categoria até 37kg, conquistou a medalha de prata. Disputaram também neste segundo dia os atletas das modalidades de Xadrez, Judô, Vôlei e Karatê (masculino feminino).

Educação e Esporte

O secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, ressaltou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), busca incentivar cada vez mais os estudantes da rede estadual para que possam estar ainda mais preparados para jogos estaduais e nacionais. “Esporte é inclusão, é transformador de vidas; e os Jets e o JEBs proporcionam isso, juntamente com aprendizagens sobre as modalidades esportivas, interação com pessoas de outros Estados e até mesmo conhecimento sobre outras culturas. A vitória dos nossos atletas, como no dia de hoje, representa também a vitória do nosso Estado”, afirmou.

Tocantins

Este ano, são 210 atletas e 50 técnicos tocantinenses nos JEBs. O Tocantins tem representantes em 16 modalidades: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Natação (masculino e feminino), Tênis de mesa, Taekwondo, Karatê, Vôlei de Praia, Xadrez, Ginástica Rítmica, Basquete, Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino) e Voleibol (masculino e feminino) e Wrestling. 

A etapa estadual dos Jogos Escolares do Tocantins (Jets), classificatória para os JEB’s, que aconteceu em outubro, em Palmas, envolveu cerca de 1.200 atletas de 136 escolas.

 Fonte: Marcio Vieira /  Elvio Marques / Governo do Tocantins

Para comprar acesse aqui: https://shope.ee/6AAEtHwIim