Esporte e valorização das tradições culturais marcam a abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins

Esporte e valorização das tradições culturais marcam a abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins. Abertura oficial encantou o público que lotou a areia da praia da Graciosa e pôde ver de perto práticas culturais indígenas, como danças, cânticos e costumes dos povos tradicionais.

Cultura, esporte, educação e valorização das tradições indígenas. Estes são alguns dos objetivos e pontos fortes da primeira edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (JEITs), cuja etapa estadual iniciou nesta quinta-feira, 20, em Palmas, e segue até o próximo sábado, 22. A abertura oficial aconteceu na Praia da Graciosa, um dos cartões postais da Capital.

A competição, que é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), busca valorizar as manifestações esportivas e culturais dos povos indígenas do Estado do Tocantins.

A abertura oficial encantou o público que lotou a areia da praia da Graciosa e sob a luz do luar pôde ver de perto práticas culturais indígenas, como danças, cânticos e costumes dos povos tradicionais do Estado.  

O Secretário de Educação, Fábio Vaz,  reforçou a dedicação de todos os envolvidos no evento, e agradeceu a organização e, em especial, as delegações, por meio do trabalho de estudantes-atletas e professores. “Esse momento representa uma nova concepção do Governo do Estado, ao unir e valorizar ainda mais o esporte como processo de transformação e melhoria da nossa educação. A cultura e educação indígena também vêm sendo respeitadas nesta gestão, e aqui está mais uma prova disso, sendo a primeira edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins. Um marco para a história e para a educação estadual”, ressaltou.

Esta primeira edição dos JEITs, iniciada em setembro com as etapas em seis Diretorias Regionais de Educação (DREs), mobilizou cerca de  600 estudantes indígenas.

“Após a etapa regional nas comunidades indígenas, os nossos atletas estudantes agora chegam à etapa estadual. Serão dois dias de jogos, mas também de valorização das tradições culturais dos povos indígenas, de demonstração de esporte e ainda como uma forma de aproximar e interagir as etnias e até mesmo com os nãos indígenas, que muitas vezes não conhecem as realidades dos nossos povos”, afirmou  Waxiy Maluá Karajá, gerente de Educação Indígena da Seduc.

Delegações

Nesta etapa estadual participam 240 estudantes-atletas indígenas, de 12 a 17 anos, de 22 escolas da rede estadual de ensino, vencedores das etapas regionais realizadas nas aldeias dos povos Karajá, Karajá Xambioá, Javaé, Xerente, Apinajé, Krahô, Krahô-Kanela, que são as delegações dos jogos. Estas comunidades indígenas, presentes na competição, são dos municípios de Tocantinópolis, Araguaína, Pedro Afonso, Paraíso, Gurupi e Miracema .

O Professor indígena Amaré Gonçalves Brito Krahô Kanela, Escola Estadual Indígena Wyãpri, da etnia Krahô Kanela, do município da Lagoa da Confusão, reforça que a valorização do esporte é um dos grandes ganhos da educação indígena no Tocantins. “Os nossos estudantes, na maioria das etnias estaduais estão inteiramente ligados às práticas esportivas. Valorizar o esporte, com este evento, é também valorizar a educação indígena”, complementou.

Para a estudante Patrícia Harunã Krahô Kanela, da Escola Estadual Indígena Wyãpri, que competirá na modalidade de corrida de resistência feminina, é uma oportunidade ímpar. “Especialmente nós estudantes que somos das aldeias, é muito importante e estou muito feliz, porque nunca tínhamos participado de um evento tão grande. São os primeiros jogos das escolas indígenas, e isso valoriza o nosso esporte e o nosso povo. Isso representa muito”, confirmou.

Competições
Serão 11 modalidades em disputa. Nos esportes individuais terão os jogos de arco e flecha, arremesso de lança, luta corporal e natação.

Já nas modalidades coletivas, os atletas irão competir no cabo de guerra, corrida com tora, futebol society, atletismo (corrida de varinha 4×100, Corrida 100 Metros, Corrida de resistência de 2 mil  Metros Feminino e 3 mil Metros Masculino).

Os vencedores receberão troféus, para os três primeiros colocados, e medalhas para todos os participantes.

Educação indígena
A educação indígena do Tocantins conta com 95 escolas e 23 extensões, sendo mais de 8 mil estudantes indígenas e 549 professores da educação indígena, desses, 334 são indígenas. Estão distribuídos em seis Diretorias Regionais de Educação de  Araguaína, Tocantinópolis, Pedro Afonso, Gurupi, Miracema e Paraíso do Tocantins.

Indígenas do Tocantins
No Tocantins, são cerca de 14 mil indígenas, distribuídos entre os povos Karajá, Xambioá, Javaé (que formam o povo Iny), Akwe-Xerente, Apinajé, Krahô, Krahô-Kanela, Avá-Canoeiro e Pankararu.

Programação:

21/10 – Sexta
Corrida 100 metros rasos – 8 horas – UFT
Corrida de Resistência (3.000 M e 2.000 F metros) – 9 horas – UFT
Corrida de Varinha – 10 horas – UFT
Natação – 14 horas – Praia da Graciosa
Arco e Flecha – 15 horas  –  Praia da Graciosa
Arremesso de Lança – 16 horas –  Praia da Graciosa
Cabo de Guerra (Masc. Fem.) – 17 horas –  Praia da Graciosa
Luta Corporal – 18 horas –  Praia da Graciosa

22/10 – Sábado
Futebol Society ( Masc. Fem.) – 8 às 11 horas – Escola Elizângela
Futebol Society (Masc. Fem.) – 14 horas – Escola Elizângela
Corrida de Tora – 14 horas – UFT

Créditos: Marcio Vieira / Elvio Marques / Governo do Estado

Faça suas compras na Shopee através dos nossos anúncios: https://shope.ee/6AAEtHwIim